melhorar a pele do rosto

Ter a pele do rosto lisinha e bonita pode parecer um sonho distante para muita gente. Porém, saiba que tem como melhorar a pele do rosto e através de uma rotina de cuidados adequada. 

Assim, você não vai ter que sofrer com problemas relacionados à pele do seu rosto. Isso porque, com o passar do tempo, é natural que surjam algumas manchas, linhas de expressão e sinais do tempo. 

Além disso, algumas pessoas também sofrem com acne, o que pode piorar ainda mais o aspecto da pele do rosto. Sendo assim, saber como melhorar a pele do rosto é fundamental.

Logo, para conseguir alcançar bons resultados e fazer com que haja uma melhora na pele do seu rosto, você deve adicionar a rotina de cuidados ao seu dia a dia. 

Ela consiste em práticas simples, mas que farão toda a diferença. Portanto, é indispensável para quem busca esses resultados.

Independente se a sua pele é seca, mista ou oleosa. Nesse texto, você confere algumas dicas para todos os tipos de pele, de modo a manter o seu rosto bonito e saudável por mais tempo. Portanto, para saber quais são essas dicas, continue lendo e saiba mais.

Quais são os fatores prejudiciais à pele do rosto?

Antes de mais nada, é necessário ter em mente que existem diversos fatores capazes de contribuir para uma piora no aspecto da pele do rosto. Grande parte deles estão relacionados aos maus hábitos. A seguir, separamos alguns que devem ser evitados:

Fumar

A nicotina é uma substância responsável por provocar o estreitamento dos vasos sanguíneos presentes no rosto.

Isso faz com que haja prejuízo na oxigenação da região, causando a destruição das fibras de colágeno e favorecendo o aparecimento da flacidez e das rugas.

Além dos efeitos internos causados pelo uso do cigarro, ele também causa efeitos externos na pele. Isso porque, algumas expressões faciais feitas ao fumar podem fazer com que haja um aprofundamento nas linhas de expressão do rosto.

Açúcar em excesso

Especialistas afirmam que a saúde da pele do rosto reflete diretamente nas comidas que comemos ao longo do dia. Quando ingerimos açúcar em excesso, isso faz com que as fibras de colágeno e elastina acabem endurecendo. Assim, há uma perda na sustentação da pele.

Além do mais, alguns estudos também apontam para uma ligação entre o consumo excessivo de açúcar e o aparecimento de manchas na pele, causadas principalmente pelas inflamações desencadeadoras da oleosidade e do surgimento de acne.

Sono desregular

A falta de sono causa mais do que apenas olheiras: pode causar rugas, hematomas, linhas de expressão, flacidez da pele e diminuição da imunidade. O sono é essencial para as defesas naturais do organismo e para a capacidade de reparação dos tecidos danificados.

Uma boa noite de sono também ajuda o corpo a combater os radicais livres que causam danos à pele. Alguém que dorme apenas cinco ou seis horas tem capacidade de reparo comprometida; sete a nove horas são necessárias para uma boa recuperação do corpo. 

Quando dormimos poucas horas por noite, isso faz com que haja uma desregulação dos hormônios, como o GH e a insulina. A insulina mal regulada pode causar inflamação da pele e até mesmo o envelhecimento prematuro. 

Dormir com o rosto enterrado em um travesseiro ou de lado também são maus hábitos de sono e falta de cuidados com a pele. Isso porque essas posições de dormir causam rugas em partes específicas do rosto, haja visto o atrito do travesseiro contra o rosto.

Consumo de álcool 

Outro fator que também é prejudicial à saúde do rosto é a ingestão de álcool. Essa substância ajuda a aumentar a oxidação da pele, causada pelos radicais livres. Isso traz inúmeros prejuízos para o aspecto da pele, fazendo com que ela perca a sua elasticidade e firmeza.

Envelhecimento natural

Algo que todos nós estamos suscetíveis e que irá influenciar diretamente no aspecto da pele do nosso rosto é o envelhecimento natural.

Esse processo ocorre com o tempo e o nosso corpo passa a produzir colágeno em menor quantidade, assim como há um aumento significativo na atuação dos radicais livres. Dessa forma, pouco a pouco perdemos a firmeza, elasticidade e viço da pele.

Como melhorar a pele do rosto

Agora que você já conhece quais são os principais vilões causadores do envelhecimento e da perda da firmeza da pele, está na hora de aprender como melhorar a pele do rosto.

Nesse caso, separamos algumas dicas extremamente úteis para você que quer recuperar o aspecto jovial da sua pele. Sendo assim, confira tudo que separamos:

Mantenha a pele hidratada

Para que sua pele esteja brilhante e bonita, é de suma importância mantê-la sempre hidratada. Essa dica vale até mesmo para as pessoas que sofrem com pele oleosa. A única diferença está justamente na opção de produto que é indicada para cada uma dessas pessoas. 

Caso a sua pele seja oleosa, você deve dar preferência aos produtos oil free. Ademais, aproveite os hidratantes e fique sempre com a pele do rosto brilhosa.

Esfoliação pode ser uma boa

Outra excelente dica para manter a pele do rosto saudável e bonita é fazer uma esfoliação. Ela ajuda a manter sua pele linda e saudável. 

Você pode realizar esse procedimento para remover as células mortas, bem como fazer uma renovação da sua pele, desobstruindo os poros.

Existem as opções de esfoliantes físicos e químicos. Nesse caso, a escolha deve ser baseada no tipo de pele. Você pode realizar o procedimento uma vez por semana.

Não esprema acne ou cravos 

Tem gente que não resiste a espremer aquele cravo ou espinha que aparece no rosto. Embora pareça bastante tentador, saiba que é melhor não fazer isso.

Ao cutucar cravos e espinhas, você pode causar danos à sua pele, que irão se transformar em cicatrizes profundas. Sendo assim, o melhor a se fazer é aguardar até que eles desapareçam naturalmente.

Sempre use filtro solar

O filtro solar é um aliado imprescindível para quem quer melhorar a pele do rosto. Isso porque ele protege contra os efeitos causados pelos raios solares, bem como evita o envelhecimento precoce.

Sendo assim, sempre que for sair de casa ou até no interior da sua residência, vale a pena aplicar um filtro solar. Ele também deve ser aplicado mesmo em dias nublados. Fazendo isso, você resgata a saúde da pele do seu rosto, mantendo-a jovem por mais tempo.

Se você não passa filtro solar por causa da maquiagem, saiba que existem algumas opções que possuem filtro solar. Nesse caso, você nem vai precisar de um curso de maquiagem profissional para ficar protegida do sol.

Escolha um sabonete de acordo com sua pele

Se você é do tipo de pessoa que usa o sabonete de corpo até no rosto, saiba que está fazendo errado e isso pode estar prejudicando a pele do local. 

O ideal é que você escolha um sabonete apropriado para o rosto, que esteja em conformidade com a necessidade da sua pele. Existem peles mais sensíveis, oleosas, mista e seca. Nesse caso, ao utilizar o sabonete correto, você terá mais uma proteção para o seu rosto.

Ultrassom macrofocado

Esse tratamento estético é indicado para pessoas que sofrem com rugas, linhas de expressão e sinais do tempo mais profundos, incapazes de serem tratados com procedimentos normais.

Nesse caso, o ultrassom macrofocado atua nas camadas mais profundas da pele, estimulando a produção de colágeno e elastina, que trazem firmeza e sustentação para a pele do seu rosto.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

0 Comentários

Deixe um comentário