O link building é uma das técnicas mais importantes para um bom ranqueamento nos buscadores. O termo link building significa construir links e como o nome já indica,  essa estratégia de SEO consiste em criar uma rede de links direcionados ao seu site e para outros domínios, para que você seja visto pelos buscadores como uma referência no assunto. O objetivo é fazer com que o site tenha relevância no ambiente digital e se tornar uma autoridade em determinado tema para ser melhor ranqueado no Google. 

Pode não parecer, mas construir essa rede não é uma tarefa fácil, já que o link deve ter uma série de características para ser visto como um bom recurso. Ou seja, quanto mais o site linkar e for linkado por outros que também são bem vistos pelos buscadores, mais relevante a empresa será na web.

Nos aprofundaremos ao longo do conteúdo sobre o que é link building, como é feito e porque é uma técnica tão eficiente para quem deseja colocar o site nas primeiras posições dos buscadores. Vamos lá? 

O que é link building? 

Link building é a técnica que visa conseguir links de forma orgânica ou com parceiros de outros sites para a sua página e/ou linkar outros conteúdos nas suas páginas também, podendo ser do seu próprio domínio também. Como dissemos, o intuito quando se usa as técnicas de link building é conseguir autoridade para a página. Mas afinal, o que significa essa autoridade?

Autoridade é uma métrica que mensura o quanto um site é relevante para o assunto em questão. Basicamente, é a reputação da página diante dos sites concorrentes que estão disputando posicionamento no buscador com você. 

Link building: como fazer? 

Colocar essa técnica em prática não é tão fácil quanto parece. Isso porque há diferentes etapas neste processo. Empresas de marketing digital, especializadas em inbound marketing, fazem este serviço da seguinte forma: uma equipe qualificada, geralmente compostas por jornalistas,  gera conteúdos interessantes e relevantes sobre o tema para os leitores. 

Após a produção destes textos, é feita uma negociação de links com outros sites de grande relevância e confiança. A outra forma, é divulgação orgânica e direcionada a outros sites e blogs importantes e de confiança que podem se interessar pelo assunto. 

Além do trabalho da produção e divulgação, é um serviço complexo porque não pode ser qualquer link. A quantidade é muito importante, mas não é tudo!  É preciso ter a capacidade de inserir nos textos links que realmente façam sentido para dar uma melhor experiência ao usuário e os sites que linkam a sua página devem ser bastante conhecidos e importantes no segmento, por exemplo. 

Como deve ser o link ideal!

Como citamos, os links não são todos iguais! Para que os robôs identifiquem o seu site como referência e o coloque lá para as primeiras posições, os links precisam ter algumas características. Então além de rastrear, a ferramenta analisa a qualidade das linkagens antes de ranquear a página. 

A quantidade é muito importante! Quanto mais melhor links direcionados para a sua página, melhor. Mas lembre-se: isso não é tudo. Outro ponto é a diversidade, é importante ter páginas diferentes e relevantes linkando o seu site. O contexto é fundamental, o link precisa fazer sentido para o leitor! O google entende o contexto em torno do link para saber se ele é realmente importante para o conteúdo leitura. O texto âncora precisa fazer sentido,  este recurso é o texto no qual o link está inserido. Por fim, a confiabilidade é o relacionamento da sua página com sites confiáveis, assim mais confiança você terá do Google. 

Por que usar o Link Building? 

Você sabe o que é SEO? É um conjunto de estratégias que visam proporcionar um bom ranqueamento de um site nos buscadores e assim como todas as outras técnicas, o link building é muito importante e eficiente para manter uma boa posição no Google. nos buscadores. Isso porque, os mecanismos de busca se baseiam nesses links para rastrear e classificar os sites. Então para as páginas que desejam estar entre os primeiros na página de busca do Google, o Link Building é fundamental.

Todos esses pontos são analisados porque o buscador quer oferecer a melhor experiência para o usuário, entregando o melhor site, com um ótimo conteúdo, relevante, escrito por quem realmente entende do assunto etc. Então os robôs evidenciam os sites que têm mais qualidade e autoridade sobre o assunto que o usuário digitou na barra de pesquisa. 

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