Desenvolvimento Sustentável

Imagine um mundo onde os alimentos que consumimos são naturais de verdade, 100% sem agrotóxicos e qualquer tipo de modificação científica. Imagine viver em um mundo que os carros não emitem nada de poluição e a água que você consome é cristalina e totalmente potável, sem qualquer indício de poluentes ou químicas agressivas.

Tudo isso parece ser algo impensável nos dias atuais e algo possível para um passado distante, mas a tecnologia tem avançado mundo a fora e a ideia é que o chamado desenvolvimento sustentável aconteça de verdade e seja para todos nós e a curto prazo.

Mas para viver melhor hoje, algumas dicas de sustentabilidade já podem nos ajudar e muito. Veja agora essas dicas e prepare-se para o novo de novo em nosso velho mundo.

Cuide Do Lixo Que Você Produz

Não adianta se esconder: todos nós produzimos lixo e não é pouco! Todos os dias desde um alimento até quando vamos no banheiro e lavamos uma louça por exemplo, estamos produzindo lixo.

Por isso o ideal é que cada ser humano desse planeta saiba cuidar do próprio lixo, descartando-o nos locais corretos, segurando-o consigo quando se aproxima de uma lixeira e reciclando sempre quando possível. Isso sim é uma atitude louvável e se cada pessoa ajudar, teremos um país mais limpo e de qualidade.

Se Possível, Plante Uma Árvore Ou Ao Menos Uma Plantinha

Árvores são belezas da natureza que fornecem desde frutos deliciosos, uma sombrinha nos dias quentes e ajuda a manter o clima em equilíbrio, além de nos dar um oxigênio com mais qualidade.

A verdade é que se todos nós plantássemos ao menos uma árvore na vida, já recuperaríamos uma boa parte da biodiversidade que destruímos ao longo dos séculos. Se uma árvore for um desafio muito grande, tente uma planta qualquer, mas não deixe de plantar algo e ajudar nosso planeta a respirar melhor.

 

Não Seja Consumista

Não Seja Consumista

Muitas pessoas compram além do que podem pagar e pior, além daquilo que realmente podem usar. Ou seja, possuem roupas para dois corpos e vários ´´cacarecos“ que no fim das contas, não terão um uso realmente eficaz por muito tempo.

Evite o consumismo e invista naquilo que realmente será usado. Se precisar descartar doe ou venda mas não jogue no lixo comum ou abandone por aí. Valorize bem seu dinheiro e também aquilo que realmente for importante pra você.

Aproveite E Reaproveite Com Consciência

A reciclagem se tornou algo notável em muitos lugares do mundo e no Brasil por exemplo, deu muito certo. Aqui é um dos países que mais recicla e inclusive, nosso país possui várias empresas especializadas nesse setor.

Mas independente se tem dinheiro envolvido, aproveite o que você tem e se possível reaproveite de outra forma de maneira consciente. Uma mesa antiga pode ser reformada e se tornar uma mesa mais moderna com uma cor diferente e para outro uso.

Cuide Da Água E Economize Energia

A água que bebemos precisa passar por vários estágios de purificação para se tornar potável e todos os dias acabamos sujando-a ou desperdiçando, colocando em risco nossa saúde e de nossa família. Da mesma forma é a energia elétrica que quando não cuidamos, podemos ter quedas de energia e não conseguimos fazer coisas básicas como tomar um banho quente, usar uma geladeira ou carregar o celular.

Proteja a água e economize energia, pois um dia elas podem acabar. Ainda que estejam descobrindo novas formas de usar até a água do mar para bebermos, ainda é cedo pra isso e se tornará algo caro, portanto, cuide da água doce que você bebe hoje, inclusive, garantindo esse bem para outros povos que não tem a água ao dispor como nós.

A energia que nós brasileiros mais usamos também precisa usar água para acontecer, mas outras formas de energia como eólica e solar também ajudam muito, mesmo sendo baratas a longo prazo são caras para implementação. Portanto esse é outro tipo de bem que nós precisamos cuidar se quisermos ter energia total em nossas residências no futuro.

Cuide Dos Animais

Cuide Dos Animais

Não é só o cachorrinho ou gatinho que você tem em casa que precisa ser cuidado, mas dizer não para caça silvestre e qualquer tipo de desmatamento e extinção de animais, pode trazer sérios problemas para a natureza e inclusive para nossas vidas.

Por exemplo, a morte de cobras, pode fazer crescer o número de roedores em locais onde esses animais podem trazer sérias doenças. Por isso cuide dos animais por que é uma via de mão dupla, eles também acabam cuidando de mim e de você.  

Desenvolvimento Sustentável Na FBV Cursos

Com dicas tão práticas e intuitivas, com certeza é possível começar ainda hoje a investir num futuro sustentável de verdade e de sucesso para nossas próximas gerações. Para entender melhor como funciona o Desenvolvimento Sustentável, na FBV Cursos você encontra o curso e ainda pode tirar seu certificado no final e válido para todo Brasil!

Acesse agora a FBV Cursos e matricule-se no curso Desenvolvimento Sustentável, garantindo um futuro melhor para nós e as próximas gerações.

[kkstarratings]

Sobre o Autor

2 Comentários

Deixe um comentário