curso de administração

Não, o curso de administração não é a graduação oficial dos indecisos! A verdade é que todos os alunos têm mais perguntas do que respostas durante o período de escolha e ingresso em um curso superior.

É perfeitamente normal, afinal, estamos saindo de uma zona conhecida e confortável e embarcando em uma jornada de anos. Não é fácil, dá medo, dúvidas e incertezas. 

Mas saiba que não é nenhum bicho de sete cabeças! Com um pouquinho de orientação e informação você consegue encarar esse desafio e se sair muito bem nele.

Então, para acabar com as dúvidas sobre o curso de administração, nós preparamos este artigo. Boa leitura!

Como é o curso de administração?

O curso de administração costuma aparecer nas listas das graduações mais concorridas nas universidades públicas e particulares.

Isso acontece graças a boa reputação do curso no mercado, variedade de opções de carreira e a possibilidade de ganhar bons salários atuando como administrador.

O curso se enquadra na área de Ciências Humanas e é apenas de bacharelado, com duração média de oito semestres (4 anos). 

Na faculdade o aluno vai aprender uma visão geral do que é necessário para administrar uma empresa dos mais variados setores da economia, desde multinacionais até microempresas.

No Brasil, a regulamentação da profissão de administrador aconteceu em 1965, por meio da Lei nº4.769

Quais são as principais matérias do curso de administração?

Os cursos de administração tem uma grade curricular muito parecida independentemente da instituição de ensino escolhida pelo aluno para frequentar.

Em geral, os primeiros dois anos são destinados às disciplinas de base, que englobam matérias como estatística, sociologia, psicologia, contabilidade, economia e as teorias da administração.

E a metade final do curso de dedica a apresentar as disciplinas mais específicas, focadas em estratégia, recursos humanos, logística, controle de qualidade, marketing e finanças.

Em sua maioria, os componentes curriculares são formados por aulas teóricas, entretanto, estudos de caso, seminários e projetos experimentais são ferramentas usadas pelos professores para deixar o aprendizado mais dinâmico.

Além disso, é uma forma eficiente de o aluno exercitar o conhecimento adquirido nas aulas.

Mercado de trabalho para administração

mercado de trabalho administração

Todo negócio precisa ser administrado! Então sim, existe espaço no mercado de trabalho para os profissionais que escolhem cursar administração.

Não é novidade que o mercado de trabalho acompanha as mudanças nas formas de fazer negócio. E o mesmo vale para as profissões.

Embora a administração seja uma área antiga e com preceitos bem estabelecidos, ela está sempre expandindo e se reinventando, como a nova necessidade por administradores de setores de sustentabilidade, gestão internacional, gestores esportivos e mercado de luxo.

Principais áreas de atuação para quem cursa administração

Um dos principais atrativos no curso de administração são as amplas possibilidades de atuação dentro do mercado de trabalho. Um bom administrador não precisa ficar preso a um nicho específico e pode se aventurar em segmentos diferentes.

Abaixo listamos as principais áreas de atuação para esses profissionais. Confira!

Consultoria

A consultoria é perfeita para quem busca flexibilidade na jornada de trabalho e consegue lidar com diversos clientes e situações.

Logística

A rotina do administrador que cuida da logística de uma empresa é recheada de atividades de produção, estoque, distribuição e transportes de materiais e produtos.

Gestão de pessoas

Uma empresa é feita de pessoas. Você com certeza já ouviu essa frase e, bom, ela é verdade. Mais do que um setor de recursos humanos, as pessoas devem ser o centro das atenções em qualquer negócio que deseja prosperar.

Um profissional de administração que atua na área deve saber como gerir essas pessoas, priorizar o seu bem-estar, promover a integração eficiente, estimular a criação de talentos, etc.

Finanças

A saúde financeira é primordial em qualquer instituição, e muitos administradores possuem afinidade com a área e seguem nessa carreira.

Administração estratégica

Planejamento, análise, estratégias, tudo passa pelo administrador que foca em fornecer esse tipo de serviço às instituições.

Competências e habilidades necessárias para trabalhar com administração

Um bom administrador deve ser dotado de algumas habilidades, baseadas em três pilares:

  • Habilidades técnicas;
  • Habilidade humanas;
  • habilidades conceituais.

Além disso, competências comunicacionais e perfil de liderança são fundamentais para quem pretende ser administrador. Afinal, comunicação interna e gestão de pessoas são pontos fundamentais para o sucesso de qualquer organização.

Por que fazer o curso de administração?

curso online administração

Como dissemos acima, a área é muito ampla e dá aos formados no curso de administração várias opções para seguir carreira.

Além disso, também pode auxiliar, e muito, aqueles que desejam empreender ou gerenciar negócios de família. O curso de administração promove a construção de liderança, noções de estratégia e visão mercadológica.

Curso de administração online X Curso de administração presencial

O curso de administração pode ser feito nas duas modalidades. Cabe ao aluno identificar qual modelo melhor atende às suas necessidades e que se encaixa melhor na sua rotina.

Os cursos online oferecem a vantagem de poderem ser realizados de qualquer lugar e em qualquer horário, o que flexibiliza o dia a dia do estudante.

Onde fazer o curso de administração online?

Diversas instituições oferecem o curso de administração online! Uma pesquisa rápida e você já consegue elencar possíveis candidatas com seus prós e contras.

E para quem já está na área, seja cursando ou formado, a Unova Cursos disponibiliza diversos cursos gratuitos relacionados a esse nicho de atuação. 

Basta acessar nosso site e conferir todas as opções, a grade dos cursos e quantidade de horas.

Acesse aqui e confira!

Conclusão

A área administrativa está sempre em expansão e absorvendo os novos e antigos profissionais. Buscar sempre se capacitar mais, fazer cursos complementares e estudar as mudanças é uma forma de permanecer no jogo. 

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

0 Comentários

Deixe um comentário