Currículo Online 2020

Você sabe como criar um currículo online? Se quer vencer os mais de 12,5 milhões de desempregados no Brasil e conseguir uma vaga em 2020, precisará saber como montar um excelente CV para você.

Para muitos recrutadores, o currículo é o primeiro fator de eliminação de um candidato. Você pode até ser a pessoa mais indicada para a vaga, mas se o seu currículo não comunicar isso, então você nem será chamado para uma entrevista.

Por isso, é essencial saber como criar um currículo online em 2020 para ir a entrevistas e conseguir uma boa colocação no mercado. Quer saber como fazer isso? Então veja algumas dicas de ouro a seguir!

1. Menos é mais para quem quer saber como criar um currículo online

Uma informação essencial que toda pessoa que quer montar um currículo precisa saber é que menos é mais. Se um currículo tiver mais de duas páginas, por exemplo, o recrutador já não olha com a mesma atenção.

O ideal é manter o seu currículo em uma página apenas e, se necessário, apresentar mais informações depois, na entrevista. Por isso, não tenha medo de cortar itens que não contribuam para sua colocação na vaga que pretende.

2. Saiba como resumir a sua vida profissional adequadamente

Todos nós temos uma vida profissional colorida. Na prática, isso significa que já trabalhamos em vários lugares, fizemos vários cursos e temos determinados conhecimentos. No entanto, nem tudo deve ser mencionado em um currículo.

Por exemplo, suponha que você já tenha trabalhado como assistente em uma lanchonete, mas depois se formou na faculdade e agora busca uma colocação no setor de Tecnologia da Informação. O trabalho na lanchonete não contribui para a sua colocação nessa vaga em TI. Por isso, não precisa colocá-lo.

Em vez de colocar todas as 10 empresas nas quais você já trabalhou, insira apenas aquelas em que fez funções adequadas para a vaga que pretende conquistar. Assim, sobra espaço para a próxima dia.

3. Insira o tipo de trabalho que você já fez no seu currículo

É importante para você e para o recrutador que esteja no currículo o tipo de tarefas que você já fez e está acostumado a fazer.

Por exemplo, vamos manter o exemplo do profissional de TI. Se ele já trabalhou programando softwares para uma empresa, é bom escrever essa informação além do cargo de “programador”. Assim, você consegue expressar corretamente o tipo de experiência que tem e como pode ser útil para a empresa que vai contratá-lo.

4. Entenda que tipo de frases usar no seu currículo online

Além das experiências acadêmicas e profissionais, o currículo também serve para tentar passar para o recrutador o tipo de pessoa você é, como você pensa e como gostaria de se apresentar ao mercado.

Por isso, é importante ter em mente que não se deve usar algumas palavras e frases para currículo, enquanto outras são bem colocadas no documento.

Por exemplo, termos como “trabalhador”, “salário” ou “objetivo” não costumam cair bem em um currículo e são mal vistas pelos recrutadores. Já termos como “liderança”, “equipe”, “resolver” e “treinar” funcionam muito bem.

5. Use elementos visuais para comunicar seu nível de conhecimento

Muitos cargos pedirão determinados conhecimentos sobre assuntos em específico. Por exemplo, é possível que você precise falar em inglês no setor de compras ou de vendas de uma empresa. Ao mesmo tempo, é importante ter conhecimento no Pacote Office para vagas administrativas, bem como conhecimento em programação em certas linguagens para vagas em TI.

No entanto, estabelecer esses conhecimentos em texto pode ocupar muito espaço. Por isso, o mais recomendado é usar elementos visuais, como um gráfico de pizza, uma barra de preenchimento ou outras características que ajudem a comunicar sua proficiência em determinado assunto.

6. Revise antes de enviar o currículo para os recrutadores

A quantidade de currículos que chegam aos recrutadores com erros crassos de português, ortografia ou informações básicas é incrível. Para muitos, esse é o elemento que exclui de cara um candidato a determinada vaga.

Por exemplo, existem muitos candidatos que enviam vários emails com currículos ao mesmo tempo. Por isso, eles só copiam e colam uma mensagem para todas as vagas. No entanto, muitos esquecem de trocar os dados e acabam enviando emails chamando pessoas pelos nomes errados e mencionando empresas erradas.

Outro erro clássico é enviar o currículo com erros de português em termos ou mesmo de digitação. Quer quer saber como criar um currículo online com sucesso precisa entender que é necessário revisar a informação para evitar cometer erros.

Aprendeu como criar um currículo online em 2020? Seguindo essas dicas, você não terá dificuldades para criar um bom documento que agradará os recrutadores e garantirá sua presença em entrevistas de emprego. Depois disso, é com você para conseguir a vaga e a colocação no mercado!

E aí, gostou das dicas? Comente com a sua opinião abaixo!

Sobre o Autor