Conheça A Bíblia- Dicas E Noções Para Estudantes De Teologia

Para qualquer estudante, conhecer aquilo que estuda é sem dúvida a maior conquista que deseja obter. Para quem faz Teologia não é diferente. A Bíblia, um dos livros mais antigos do mundo e o primeiro a ser impresso em grande escala, até hoje é um dos livros mais vendidos no mundo e para os cristão é mais que apenas um livro, é a própria voz de Deus.

Dessa forma, para um bom estudante de Teologia, conhecer bem cada passagem, não é só benéfica para o espiritual mas também para dominar seus ricos livros e poder fazer sermões que tragam paz aos corações dos ouvintes. Neste artigo, daremos dicas e noções para os estudantes de Teologia, de como o estudo bíblico pode ser mais facilitado e o entendimento total.

Seja Humilde

Muitos estudantes da Bíblia, por conta do pouco conhecimento que estão conquistando, podem ficar um tanto como orgulhosos, a ponto de achar que são mais sábios que outras pessoas, entrando em discussões absurdas e tudo para que seus egos inflados sejam afagados, por conta do seu alto conhecimento.

Infelizmente isso é uma realidade, mas a única coisa que conseguirá reprimir o orgulho é a humildade. Ser humilde é saber que está em fase de aprendizado, que não sabe muito e ainda quando for um teólogo de renome, precisará continuamente estudar a Bíblia, pois sua sabedoria se renova diariamente e nunca tem fim.

A Bíblia diz que Deus resiste aos soberbos mas dá graça aos humildes (Tiago 4:6) e em Provérbios 16:18 fala que orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda. Ou seja, se você é um estudante de verdade, sabe que mesmo quando for sábio, ainda precisará aprender e deverá sempre ter o respeito com todos.

Tire Dúvidas Sempre

A Teologia é o estudo sobre Deus e não é nada fácil entender alguém espiritual, apenas analisando um livro antigo. Mas para bons estudantes, além de levarem a vida espiritual a sério, também entendem que precisam estudar bons livros e buscar as respostas das dúvidas que tem.

Não desanime só por que não entendeu uma determinada passagem. É fundamental que tire dúvidas com seu pastor ou um professor, pois a Bíblia é bastante enigmática, já que boa parte dela usa simbologias e parábolas para falar de algo que irá acontecer no futuro por exemplo, como no livro de Apocalipse. Nunca fique sem compreender cada detalhe.

Lembre-Se: A Sabedoria Vem Do Alto!

Em Tiago 3:17 diz: “Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.” A sabedoria vem sempre de Deus e não de nós mesmos. Portanto como bom estudante, tenha a certeza que apesar dos bons livros, a Palavra de Deus e sua presença sempre serão a maior sabedoria.

“AME AO SEU PRÓXIMO COM A TI MESMO”

Apesar de um estudante de teologia ser uma pessoa que medita na Bíblia regularmente, muitas vezes não pratica exatamente aquilo que está lendo. O amor ao próximo é o segundo mandamento mais importante, vindo após o primeiro que é amar a Deus acima de todas as coisas.

Quando amamos o nosso próximo, nos tornamos pessoas melhores, mais bondosas e com um coração mais cheio de Deus. Estudar teologia amando nossos semelhantes, se torna mais verdadeiro, já que a teoria se reflete na prática.

“O TEMOR AO SENHOR É O PRINCÍPIO DA SABEDORIA”

Em Provérbios 9:10 a, vemos que para se obter a verdadeira sabedoria, é preciso acima de tudo temer a Deus. Rei Salomão, filho do Rei Davi e o homem mais sábio de sua época, (2 Crônicas 1:8-12) conquistou isso quando ao invés de riquezas e bens dessa terra, preferiu que Deus lhe desse sabedoria em tudo que fizesse. Como recompensa, recebeu de Deus muitas riquezas.

 

“EXAMINAI DE TUDO E RETENDO O BEM”

EXAMINAI DE TUDO E RETENDO O BEM

Em 1 Tessalonicenses 5:21, a Bíblia nos adverte a analisar todas as coisas e guardar somente o que é necessário e bom. Isso é muito importante sem dúvida para um estudante de Teologia, pois este estará diante de muitas matérias e situações em que terá entender o que deve ser absorvido e o que deve ser descartado.

Teologia Na FBV Cursos

Um estudante de Teologia, precisa ter além da Bíblia, vários livros de estudo e boas aulas que ajudem a estar focado e entender qualquer parte das Escrituras Sagradas. Na FBV Cursos, você encontra o Curso de Teologia e já tem um conhecimento básico sobre Deus, seu livro e dados sobre sua existência e a importância de Jesus Cristo para os Cristãos.

Acesse agora a FBV Cursos e garanta seu curso de Teologia totalmente de graça! Com aulas 100% online, no final você ainda tem a possibilidade de certificação reconhecida pelo MEC.

Gostou deste artigo? Então não perca tempo e matricule-se em Teologia na FBV Cursos.

[kkstarratings]

Sobre o Autor

4 Comentários

Deixe um comentário