Aprimorar o processo de vendas, bater todas as metas impostas, ser um funcionário de alto desempenho e fazer ótimos cursos para aprimorar as técnicas de venda são alguns dos requisitos para quem sonha em ser um vendedor de sucesso e se destacar no mercado.

Algumas habilidades e características são essenciais para este profissional ter sucesso, mas exige muita flexibilidade, principalmente na atualidade onde os clientes estão munidos de informações e o mercado está repleto de concorrentes.

Porém, vendedores de alto desempenho sobressaem com características específicas com o foco no cliente e utilização de ferramentas de gestão específicas de negócios. Além disso, eles são bons ouvintes para captar a real necessidade de cada consumidor.

Existe, inclusive, essa lista de mandamentos para ter sucesso em vendas que você pode ler com atenção.

Abaixo você vai encontrar uma série de dicas com habilidades essenciais que todo vendedor de alto desempenho precisa ter.

Aproveite e abra em seu navegador essas páginas abaixo que podem servir de apoio durante os seus estudos:

Destaque-se! Seja um vendedor de sucesso

Abaixo reuni uma série de dicas e orientações que vão te ajudar a ser um vendedor de destaque na sua equipe e superar seus objetivos.

O profissional de vendas tem que ter em mente que cada pedido se faz com decisões estratégicas. O tempo todo tem que se pensar em estratégias e mercado. Ele deve estudar muito sobre fidelização de cliente, antecipação de soluções e colocar o cliente sempre no centro de cada negociação.

Vendas se faz com habilidades de relacionamento. Um vendedor de sucesso tem que saber se relacionar. Cada momento dele com o cliente deve ser único e deve transmitir confiabilidade e gerar empatia.

Relacionar é cumprir o que promete: prazos, feedback, follow up, ou seja, cumprir a palavra, inspirando a credibilidade e confiabilidade. Construir relacionamento com o cliente permite que o vendedor tome decisões e cumpra suas tarefas de forma assertiva.

Um vendedor de alto desempenho tem que ser humilde. Isso quer dizer que ele deve reconhecer os erros e fraquezas. É necessário também fazer alianças e parcerias com quem entende sobre um determinado assunto. Ele jamais pode agir como se já soubesse de tudo.

Ser proativo, educado e paciente. O sucesso não acontece de uma hora para a outra. O sucesso vem de muita paciência, persistência e persuasão. O vendedor de sucesso deve buscar clientes, fazer visitas, inovar e lançar promoções, estudar meios de comunica-se com os alvos. Ou seja, ele está em constante mutação.

Vendas se faz com negociação. Para que essa etapa seja bem sucedida, é importante ter total domínio do que está sendo oferecido, com concessões inteligentes, com persuasão, com ética, buscando sempre acordos em interesse comum. Fale pouco, ouça muito e domine o processo da venda com boas argumentações. Negociação é a habilidade que se constrói ao longo do tempo, com muito estudo e preparação.

Ser um vendedor de sucesso exige estar muito bem informado de todo o seu portfólio de produtos. Isso além de ajudar na negociação, colabora para entregar um produto de acordo com as necessidades do seu cliente.

Um vendedor de alto desempenho precisa ser específico. Ele entende o problema do cliente, fala na linguagem dele e faz uma demonstração prática do produto, além de conhecer bem sobre as formas de uso e ter argumentos para concluir a negociação.

Quem quer aprender como ser um vendedor de sucesso deve saber que foco é uma das regras mais essenciais nesta área. Não pode desviar a atenção. Esses profissionais são extremamente motivados, criativos, tem estabilidade emocional e são persistentes.

Aliás, cuidado com a dose, não confunda persistência com a insistência. Um bom vendedor nunca é insistente, mas ele persiste naquilo que sabe fazer, que é despertar o desejo da compra!

Um vendedor de alto desempenho tem que saber ouvir, sua escuta tem que ser ativa, permitindo que ele obtenha informações completas e claras dos clientes, facilitando assim o seu relacionamento com ele.

Além da escuta, o vendedor tem que conseguir olhar para o seu cliente de frente, tomando os cuidados de não deixá-lo desconfortável. Tem ter que ter inteligência emocional e resiliência para conseguir lidar com situações e pessoas difíceis.

Um vendedor de sucesso está sempre se atualizando, estudando, possui um alto desenvolvimento contínuo e permanente.

Aliás, sobre aprimoramento constante, não perca a chance de conferir aqui a nossa lista de cursos grátis:

Aprenda como administrar melhor o seu tempo

Saiba como resolver conflitos

Use a tecnologia como aliada

Um bom vendedor usa ferramentas de última geração para agilizar o contato com o cliente, economizar tempo e dinheiro. Um bom sistema de CRM, por exemplo, detalha a história daquele cliente e suas vontades e desejos pesquisados e adquiridos, o que melhora o seu conhecimento sobre cada consumidor e, consequentemente, torna a venda mais eficaz e precisa.

O bom profissional de vendas deve saber que o melhor momento para atrair um novo cliente é com o sucesso do anterior, pois pode gerar a tão sonhada recomendação. Além disso, o cuidado com o pós-venda também leva a fidelização.

Bons vendedores são fontes de informação. Conhecem de toda a cadeia produtiva e entrega do produto. Sabem quem são os parceiros, os fornecedores e todos os envolvidos no processo entre a empresa e o consumidor. Por isso, seja o consultor dos produtos junto aos seus clientes!

Estude tudo sobre todos os produtos do seu portfólio. Tenha tudo na ponta da língua para não deixar dúvidas, gerando credibilidade em sua fala. O cliente precisa ouvir de você vendedor todas as vantagens de adquirir aquele produto específico. E depois comprovar a veracidade com o uso.

E por último: Para ser um vendedor de sucesso é necessário ter paixão pelas vendas!

Encare o processo de vendas como a participação da realização do sonho do seu cliente. E lembre-se sempre: saber vender não é arte, é sim um conjunto de habilidades e característica que uma pessoa adquire e aprimora ao longo do tempo com muito trabalho, dedicação e esforço.

Após ler aqui as nossas dicas sobre como ser um vendedor de sucesso, você se identifica com essas características? Deixe seu comentário abaixo.

Sobre o Autor

1 Comentário