Saiba como passar em concurso público com 10 dicas fundamentais

Se o seu objetivo é ver o seu nome estampado na lista de classificados de um concurso público, está no lugar certo! Afinal, neste post você poderá conferir 10 dicas fundamentais de como passar em um concurso público, todas baseadas em especialistas que já ajudaram muitas pessoas a conquistar a tão sonhada vaga. 

Com o objetivo de te ajudar antes e durante a prova, nós separamos 5 dicas sobre o que fazer nos momentos que antecedem e ainda mais 5 sobre o que fazer enquanto você está respondendo às questões. Esperamos que até o final deste texto você se sinta mais preparado e confiante para garantir uma excelente classificação. Boa leitura! 

O que fazer antes da prova: como passar em concurso público 

, Saiba como passar em concurso público com 10 dicas fundamentais

Os momentos que antecedem a prova do concurso são cheios de expectativas – afinal, são nesses períodos que os candidatos se preparam para conquistar a tão sonhada vaga. No entanto, saiba que, tão importante quanto estudar, ter uma rotina balanceada é imprescindível para atingir uma boa nota. Saiba mais: 

1 – Defina seus objetivos 

Os concursos públicos são muito visados pelos candidatos por serem excelentes oportunidades de garantir o emprego dos sonhos, com boa remuneração. Porém, algumas pessoas ainda estudam para passar na prova sem ter seus objetivos pré-definidos, o que acaba causando frustração durante todo o processo. 

Por isso, vale a pena entender o motivo pelo qual você está se preparando para determinada prova. A razão é somente o cargo ou o dinheiro? Você realmente deseja trabalhar no ramo que se candidatou? Ao compreender de fato os seus objetivos, você tem muitas chances de estar mais preparado do que os seus concorrentes. 

2 – Esteja sempre informado 

Estudar as principais matérias para passar no concurso é importante para que o candidato tenha a bagagem necessária e assim atingir uma excelente nota, mas saiba que estar por dentro do que acontece ao redor do mundo, seja nos setores econômico, político, financeiro, cultural, etc. também é essencial.

Isso porque, geralmente, aparecem questões e solicitações de redação sobre a atualidade. Por isso, nunca deixe de buscar informações nos principais sites de notícias na internet, como também em programas jornalísticos de televisão, revistas especializadas, jornais, entre outros meios.

3 – Nunca pare de estudar 

Estudar é uma das atividades que devem estar presentes todos os dias na vida do candidato a um concurso público, isso quer dizer que, ao invés de frequentar festas, invista em cursos preparatórios, no lugar de dar atenção a boatos e comentários de pessoas que não acreditam em você, se especialize cada vez mais! 

Somente por meio dos estudos você conseguirá manter os seus objetivos sempre presentes na sua rotina. Assim, terá uma maior capacidade concentração durante a prova e fazer com que cada conteúdo adquirido seja bem aproveitado. Por fim, o resumo da dica é: nunca pare de estudar, até mesmo depois de passar no tão sonhado concurso. 

4 – Tenha uma rotina saudável 

Esta dica está diretamente interligada com a anterior, tendo em vista que não vale a pena estudar durante várias horas por dia se você tem uma rotina cheia de hábitos prejudiciais à saúde, como uma alimentação desequilibrada, sedentarismo ou consumo excessivo de alimentos gordurosos. 

Ao ter uma rotina saudável, com uma alimentação variada e cheia de nutrientes, além da prática regular de exercícios físicos e momentos de lazer, você fortalece o seu corpo e o seu intelecto, assim, se torna ainda mais capaz de absorver os conteúdos dos cursos e das informações sobre a atualidade. 

5 – Leia o edital com atenção redobrada

Os concursos públicos geralmente contam com editais parecidos: longas normas, cláusulas e os conteúdos que cairão na prova. Porém, mesmo sendo similares, cada instituição conta com suas especificidades, por isso, sempre leia o edital com atenção para que você esteja preparado. 

Com essas dicas que você viu até agora é possível que você se torne um forte candidato e, por fim, seja capaz de ver o seu nome estampado na lista dos classificados. Agora, continue a leitura e saiba o que fazer durante a prova, o momento mais esperado por aqueles que se dedicaram durante os últimos meses. 

O que fazer durante a prova: como passar em concurso público

, Saiba como passar em concurso público com 10 dicas fundamentais

Até aqui você pôde aproveitar 5 dicas fundamentais sobre o que fazer antes do concurso público. Agora, você terá a chance de aproveitar mais 5 dicas que farão toda a diferença durante a prova. Aproveite para anotar todas no seu checklist e mandar muito bem! 

1 – Aproveite a prova 

Sim, uma prova de concurso público é difícil, mas não é impossível. Por isso, a primeira dica é que você seja capaz de aproveitar a prova, ou seja, no momento em que você está lendo as questões, faça-o sem se preocupar se você estudou sobre o tema ou se realmente sabe respondê-las.

É importante que neste momento você faça a leitura com calma, aproveitando todo o conteúdo que está nas questões, tendo em vista que algumas delas podem conter a resposta no próprio texto de auxílio! 

2 – Não fique muito tempo nas questões 

Assim como você deve aproveitar a prova como um todo, é necessário não perder muito tempo nas perguntas que você considera difíceis. Isso porque, depois de um tempo tentando assimilar o que a questão está exigindo, o seu cérebro já terá criado um “vício”, adquirindo somente com as informações que você já captou.

Por isso, se está difícil encontrar a resposta certa, pule para a próxima pergunta e continue a prova com tranquilidade. No final dela, retorne às questões que você não respondeu e separe um tempo máximo para cada uma delas. Caso o tempo da prova esteja acabando, consulte o instrutor da sala e informe-se sobre os recursos que você ainda possui.

3 – Foque em você mesmo

Muitas pessoas que realizam vários concursos geralmente se desestabilizam quando veem a sala ficar vazia. Contudo, essa é uma atitude nada produtiva, pois cada pessoa tem um tempo necessário para fazer a prova e não quer dizer que, se ela terminou antes de você, é porque sabe mais. 

Então, não se deixe enganar, foque em você mesmo e respeite o seu tempo. Esse é o momento que você tanto esperava, por isso, procure não se atentar com a movimentação externa, saiba que são durante essas horas que você definirá o seu futuro. 

4 – Mantenha-se hidratado 

De acordo com estudos, ao se hidratar tanto durante a preparação como também durante a realização de provas, os candidatos têm uma melhora significativa no desempenho, tendo em vista que a água é capaz de reduzir a ansiedade, como também interfere no aumento da concentração. 

Além disso, ao estar hidratado, você garante que o seu corpo tenha um bom funcionamento, influenciando diretamente na temperatura, no funcionamento dos rins e também em uma melhora das atividades do sistema digestório. Corpo hidratado é sinônimo de mente saudável.

5 – Esteja confiante 

Pode parecer piegas, mas estar confiante durante a prova te garante vários frutos, afinal, se você acreditar no seu potencial, conseguirá demonstrar todos os conhecimentos que adquiriu nos últimos meses. Caso contrário, se você não se vê confiante, terá ainda mais um percalço para conseguir responder as questões corretamente. 

Por isso, trabalhe a sua autoconfiança enquanto está passando pela preparação. Assim, terá ainda mais chances de se manter plenamente preparado!

Gostou das dicas de como passar em concurso público? Aproveite para enviar este conteúdo para os seus amigos que também sonham em conquistar uma vaga no mercado de trabalho!

Além disso, nós te convidamos a conferir nosso post sobre como se preparar para as profissões do futuro, com dicas valiosas para escolher a sua profissão. Por fim, continue nos acompanhando aqui no blog da Unova para conferir a cada semana um conteúdo novo sobre mercado de trabalho, dicas de estudos e muito mais. 

, Saiba como passar em concurso público com 10 dicas fundamentais

Formado em Administração, MBA em Logística Empresarial.  Sócio e Diretor da Unova Cursos, empresa especializada em Educação à Distância, Cursos Online. Com sede em Goiânia, fundada em 2010.

1 Comentário