Curso Gratuito deAdministrando Conflitos

Entenda os diferentes tipos de conflitos empresariais e saiba administrá-los com este curso online de 50 horas de carga horária. Acesse e conheça!

Carga Horária de 50 horas

Observação importante: A carga horária informada é composta pela quantidade de horas das videoaulas disponibilizadas e pela quantidade estimada de horas de leitura do conteúdo escrito disponibilizado

4.4
(33) comentários
7.3K Matrículas Nivel Básico
Matrícule-se Grátis

Todos os cursos gratuitos de Administração da Unova Cursos possuem certificado pago no valor de R$29,90.

Segue mais alguns cursos que achamos que pode ser interessante para você: Administração Financeira, Administração de Recursos Humanos e Automotivação.

Informações Importantes!

Curso Legalizado:

Conforme Lei nº 9.394, Decreto Presidencial nº 5.154 e Normas da Resolução CNE (Conselho Nacional de Educação) nº 04/99 MEC (Ministério da Educação). 

Público Alvo:

Este Curso é direcionado para jovens e adultos em busca de qualificação profissional, estudantes, profissionais em geral e demais interessados.

Pré-requisitos: 

Não há exigência de escolaridade ou idade mínima para participar dos Cursos. Os Cursos poderão ser feitos por pessoas de qualquer idade e grau escolar.

Objetivo:

 Este curso objetiva capacitar profissionais de diversas áreas do conhecimento e estudantes que desejam atualizar-se no assunto, que estão em busca de novos desafios, e desejam obter maior aprendizado sobre o tema.


Certificado: O Certificado de Conclusão do Curso é válido em todo o Brasil e serve para várias finalidades: 

- Extensão universitária (horas extracurriculares);
- Enriquecer o seu currículo;
- Avaliações de empresas em processos de recrutamento e seleção;
- Avaliações para promoções internas nas empresas;
- Gratificações adicionais conforme plano de carreira;
- Concursos públicos (mediante verificação do edital);
- Provas de títulos (mediante verificação do edital);
- Seleções de mestrado e doutorado;
- E diversas outras necessidades.

Curso Administrando conflitos

Normalmente, administrar um conflito significa mediar uma discussão ou até mesmo uma briga entre duas ou mais pessoas. O administrador deve fazer o possível para que tudo seja resolvido de forma civilizada e não na base do grito ou da violência.

Conflitos fazem parte da natureza humana. Eles estão ligados a confrontos e podem ser de interesse, de valores ou de personalidade. Nem todas as situações de conflitos são problemáticas, pois, trabalhadas de forma correta, podem trazer mudanças muito positivas. Saiba um pouco mais sobre esse tema.

O que são conflitos?

Conflito é quando aparece uma divergência sobre um assunto que seja de interesse de duas ou mais pessoas. Nesses casos, elas não concordam ou lidam bem com opiniões contrárias às suas. Segundo o dicionário Aulete, conflitos são “oposições de ideias, sentimentos ou interesses”.

Em resumo, representam o embate entre opiniões ou forças divergentes. Quanto maior o número de pessoas reunidas, maior a possibilidade de surgirem conflitos. Ao falar sobre conflitos, é preciso lembrar que são antagônicos e dificultam bastante a tomada de decisão de um grupo ou até mesmo de uma única pessoa, se ela for a mediadora daquela situação.

Como administrar conflitos?

Para resolver esse tipo de problema, é necessário que haja um mediador para controlar a situação, pois, muitas vezes, conflitos atrasam atividades e complicam o funcionamento de um determinado setor. Além disso, sem alguém para liderar as pessoas, há o risco de ocorrerem desentendimentos que façam um conflito sair da conversa civilizada e sejam resolvido nas “vias de fato”, ou seja, na base da pancadaria.

É muito importante que o mediador seja uma pessoa equilibrada, pois manter a compostura em situações de conflito é muito importante. Para mediar esse tipo de situação, é preciso ser o mais justo possível, pois conflitos mexem muito com as expectativas e com os valores pessoais.

Quais são os tipos de conflitos empresariais?

Há alguns tipos de conflitos empresarias:

Conflito latente

Esse tipo de conflito não é tão explícito quanto os demais, pois nem sempre os envolvidos conseguem perceber a existência dele. As pessoas envolvidas simplesmente notam que seus objetivos são divergentes e que há uma espécie de bloqueio entre elas, impedindo a concordância. Ao contrário de outros conflitos, não há um clima de inimizade ou algo do tipo. Como não são declarados de forma explícita, perceber a existência de conflitos latentes não é algo tão simples. 

É importante conhecer a causa antes de tentar resolvê-lo, pois, dependendo da situação, nem sempre será possível trabalhá-lo, já que as pessoas divergentes não deixaram claro quais eram os seus problemas.

Conflito sentido

É um tipo de conflito muito intenso, gerando diversas emoções nas pessoas. Sentimentos como raiva, medo, descrédito e hostilidade são muito comuns em ambas as partes. Apesar dessa mistura de sentimentos, em alguns casos, mesmo prejudicando muito o rendimento profissional dos envolvidos, não é possível perceber a existência desse tipo de conflito.

Conflito percebido

Isso acontece quando ambas as partes percebem a existência de um conflito entre elas. Nesses casos, as pessoas têm objetivos diferentes entre si e o resto de seu departamento ou setor.

Quando um conflito percebido surge, ele cria uma espécie de “barreira” entre as pessoas envolvidas, deixando-as afastadas. Apesar de ambos os lados perceberem a existência do conflito, eles não costumam se manifestar abertamente.

Conflito manifesto

Nesses casos, pelo menos um dos envolvidos faz questão de “gritar aos quatro cantos” que está em conflito com a outra. Conflitos manifestos costumam atingir todos as partes e, normalmente, são notados por outras pessoas.

Também chamados de conflitos abertos, eles podem interferir bastante no dia a dia de uma empresa. Esse tipo de conflito é notado pelo comportamento das partes envolvidas, que muitas vezes não é nada agradável. 

Pode acontecer entre duas ou mais pessoas, podendo afetar diferentes setores de uma mesma empresa. Além dos problemas naturalmente cria, um conflito manifesto pode causar um efeito dominó e gerar outros tipos de conflitos:

  • Internos: quando um mesmo indivíduo tem duas ou mais opiniões divergentes;
  • Entre indivíduos: acontece por causa das diferentes personalidades que existem em uma organização;
  • Entre indivíduos e grupos: quando uma pessoa não concorda com as regras, a cultura da empresa e até mesmo com as atitudes de seus colegas de trabalho. Basicamente, a pessoa passa a ter conflitos com todos os elementos da empresa.
  • Entre grupos: praticamente impossível de evitar, pois uma empresa costuma ter vários tipos de departamentos e, por consequência, vários tipos de lideranças. Dessa forma, é muito complicado que um grupo não entre em conflito com o outro, já que ambos disputam os recursos da mesma “fonte”, que seria a empresa.

Quem faz a gestão de conflitos na organização?

Normalmente, administrada por alguém do RH (Recursos Humanos), a gestão de conflitos visa a controlar as divergências que surgem em uma equipe de trabalho. Basicamente, a ideia é trazer uma solução que ajude a empresa e os colaboradores a resolverem seus conflitos sem atrapalhar o rendimento do serviço. A gestão de conflitos é uma ótima estratégia de comunicação, pois consegue achar um equilíbrio entre as opiniões dos colaboradores. Dessa forma, a empresa prossegue com seu trabalho.

Um dos pontos positivos da gestão de conflitos é diminuir os pedidos de demissão. Em um local cheio de brigas e conflitos, torna-se muito complicado trabalhar, aumentando bastante a rotatividade de uma empresa. Como a gestão de conflitos tende a diminuir o número de problemas de um determinado setor, o número de pessoas que abandonam aquele serviço também diminui.

O que aborda um curso de administração de conflitos?

Um curso de administração de conflitos aborda as relações humanas e os problemas que elas trazem para dentro de uma empresa. Além disso, ele também mostra como gerir um conflito de maneira equilibrada. A Unova Cursos também possibilita apresenta os motivos e as origens de cada conflito empresarial. O conteúdo programático é baseado nas falas de estudiosos desse tipo de assunto.

Quanto custa um curso de administração de conflitos?

O valor de um curso de  administração de conflitos depende muito do que cada  instituição disponibiliza. Todos os nossos cursos são gratuitos, porém, a emissão do certificado online custa uma taxa de R$29,90.

Quem pode fazer o curso de administração de conflitos?

O curso pode ser feito por qualquer jovem ou adulto que esteja em busca de qualificação profissional. Inclusive, ele também serve para estudantes ou profissionais da área de Administração. Em resumo, o curso de administração de conflitos não exige escolaridade mínima e não possui restrições de idade.

Conteúdo Programático

  • Causas e origens de conflitos.

  • Procurando soluções.

  • Analisando situações de conflito.

  • Aperfeiçoando a habilidade de ouvir.

  • Críticas construtivas.

  • Evitando preconceitos.

  • Reconhecendo erros próprios

  • Eliminando conflitos.

  • Estilos de administração de conflitos.

Vitor Hugo Cioccari
Vitor Hugo Cioccari
Boa noite! Gostei muito do curso, porém, o que senti que atrapalhou um pouco foram os aúdios das aulas muito baixos, abafados ou de dificil compreensão por quem narrou.No mais, é isso.
Denise de Castro Matos
Denise de Castro Matos
Apostila bem interessante, mas aula achei meio fraca. Conteúdo do slide mal elaborado, conforme a professora explicava o conteúdo não acompanhava ficando fixa em uma determinada tela.
Lydianne Gontijo de Araújo
Lydianne Gontijo de Araújo
??
Gilson Carneiro
Gilson Carneiro
Achei o curso muito superficial, onde é difícil procurar as referencias para um estudo mais aprofundado.
SERGIO RICARDO GALDINO DE ARAUJO
SERGIO RICARDO GALDINO DE ARAUJO
ótimo, pois, este curso vai robustecer meus conhecimentos.
Rai da Silva Baracho
Rai da Silva Baracho
000000
Oscilio Rocha
Oscilio Rocha
Bom
Wandersson Sousa
Wandersson Sousa
É ótimo, gosto muito de administração
Jean Batista
Jean Batista
Muito bom
Sandra RAGAZZON
Sandra RAGAZZON
Muito bom o curso..
Clayton Castro
Clayton Castro
otimo
CELMA  BATISTA SOARES DA SILVA
CELMA BATISTA SOARES DA SILVA
muito bom.Abriu a minha visao sobre meus proprios erros conflitos
Daniela Elen Costa
Daniela Elen Costa
muito bom
Rocheli Costa de Avila
Rocheli Costa de Avila
Muito bom, realmente baseado no assunto. Parabéns!!
Cristiane Guedes
Cristiane Guedes
Muito bom. Aprendi muito! Obrigada
Matrícule-se Grátis

Por que escolher o nosso certificado?

Nós acreditamos em uma coisa: autonomia. Temos consciência de que você, e somente você, é capaz de avaliar quais são os melhores caminhos para a sua vida profissional, pois é você quem sonha com aquele cargo, com aquele salário, com aquela posição, com aquele status e com aquele resultado

[Certificado Unova Frente]
[Certificado Unova Verso]

O papel da Unova Cursos é facilitar o seu caminho. Pense na sua carreira profissional como um carro seguindo por uma estrada. Nós podemos ser a sua sinalização, o seu caminho, a sua orientação, e até mesmo o seu motor e o seu combustível.

Ou seja, você guia a sua vida, nós indicamos o percurso mais fácil e ajudamos nos momentos de maior dificuldade. E para reforçar o nosso compromisso com a autonomia, nossos certificados são acessíveis. Tudo o que você precisa fazer é atestar a sua competência.

Com base nos seus conhecimentos e nos seus esforços, após a conclusão de um curso e a aprovação no teste final, você poderá efetuar a compra do seu certificado.

A emissão do certificado é opcional, mediante pagamento de uma única taxa de R$ 29,90 /por curso.

Amparados pela Lei nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), nossos cursos são livres e reconhecidos em todo o território nacional. Com o certificado de conclusão do curso você pode utilizá-lo para conquistar uma promoção na sua empresa, candidatar-se para novos cargos no mercado de trabalho, comprovar atividades complementares na sua faculdade, disputar vagas em concursos públicos com base no edital de cada vaga, entre outras possibilidades.

perguntas e respostas

Por que estudar na Unova Cursos

Na Unova Cursos você encontra diversas vantagens e se prepara para o mercado!

Sim! Todos os cursos da nossa plataforma são totalmente gratuitos. No entanto, a emissão do certificado é opcional e custa R$ 29,90.

Acesse a aba do cursos que deseja e clique na opção “fazer matrícula”.

Não existe um limite. Você pode se matricular em quantos cursos desejar.

A partir da matrícula você tem um ano para fazer as aulas. As apostilas e slides podem ser baixados, mas as videoaulas não.

Não é exigido um tempo mínimo e a carga horária varia de curso para curso.

Não. O MEC só autoriza e reconhece cursos de graduação e pós-graduação. Nossos programas se encaixam no formato curso livre.

Não. A emissão do certificado é opcional e custa R$ 29,90.

Sim. Nossos certificados são válidos em todo o país.

 

No entanto, para fins específicos de certificação, deve-se consultar os regulamentos próprios da instituição, concurso ou entrevista para assegurar-se de que nossos certificados serão aceitos.

 

Cada instituição possui suas próprias regras e não é possível que o Instituto se responsabilize por isto.

Sim. Os nossos certificados podem ser usados para preencher horas extracurriculares. Mas deve-se sempre consultar a instituição para se certificar de que eles serão aceitos, uma vez que cada uma segue suas próprias diretrizes. 

A emissão de certificados é feita após a aprovação na prova online e o pagamento da taxa de emissão.

Você receberá um e-mail da Unova confirmando a liberação do certificado. O pagamento pode ser feito via boleto bancário com liberação, normalmente, em até três dias úteis. Ou cartão de crédito que tem liberação imediata.

Não enviamos o certificado pelo correio. Ele fica disponível em ambiente digital. No entanto, caso deseje tê-lo impresso, você pode efetuar o pagamento de R$ 25,00 referente a taxa de envio do certificado.

O CREA, CRC, CRM, CRO e demais órgãos de conselho são de nível superior ou técnico e não aceitam certificados de cursos da modalidade livre.

Cada curso possui sua própria carga horária, verifique na página do curso desejado qual é a sua carga horária.