Como Os Transtornos Mentais Influenciam Na Saúde

Dores de estômago, enxaqueca e um mal estar geral. Eis alguns sintomas muito comuns de quem esteja sofrendo de algum problema estomacal ou depois de ter sofrido alguma pancada na cabeça por exemplo, porém nem sempre são sintomas corriqueiros de doenças físicas, mas sim emocionais.

Transtornos Emocionais como depressão e ansiedade, são fatores que podem mudar drasticamente a vida de uma pessoa, lhe trazendo grande infelicidade e isso respondendo negativamente em todo corpo, principalmente no físico.

Mas como isso acontece? Quais as doenças mentais que mais influenciam nas doenças físicas e como se livrar desses problemas por completo? Entenda cada uma dessas questões agora neste artigo.

Transtornos Mentais

Em um mundo com mais de 300 milhões de pessoas com o diagnóstico de depressão, sem contar outros tantos que ainda não foram diagnosticados, fica fácil entender como os Transtornos Mentais são problemas sérios de saúde pública que não podem mais ser ignorados.

Nos últimos anos, doenças como a depressão e ansiedade, não só tem vitimado inúmeras pessoas como levou muitas delas ao suicídio! Só no Brasil para se ter uma ideia, de cada 10 pessoas com ansiedade generalizada, ou TAG como é conhecida, 7 são diagnosticadas com a doença.

Muito mais do que problemas mentais que podem ser curados com um passeio, presentes ou uma vida mais agitada, a tristeza imensa e profunda e a sensação diária de que algo de ruim sempre está prestes a acontecer, são apenas alguns sintomas que a nossa mente pode criar e que uma pessoa doente não conseguirá controlar facilmente.

Quanto ao corpo, cada sensação que essas doenças causam, podem ativar um órgão ou uma parte vital de nosso físico que a médio e longo prazo pode sofrer muito e trazer sérias consequências.

Depressão E Ansiedade

Apesar de andarem na maior parte das vezes juntas, a Depressão e Ansiedade são doenças diferentes. A Depressão ocorre por conta de um desiquilíbrio químico nos neurotransmissores serotonina, melatonina, dopamina e noradrenalina, substâncias que carregam informações de prazer, bem estar, alegria, disposição e paz para os neurônios cerebrais.

, Como Os Transtornos Mentais Influenciam Na Saúde

Quando acontece o desiquilíbrio dessas substâncias, todas as sensações boas que elas forneceriam ao corpo deixam de existir e a pessoa começa ficar triste, apática, sem disposição e irritada por exemplo. Em geral essas são as sensações físicas mas emocionais que a depressão provoca.

Já a Ansiedade ou Transtorno de Ansiedade Generalizada ou TAG, é uma doença que também tem correlação com os neurotransmissores cerebrais, especialmente a noradrenalina e serotonina, os hormônios do prazer, disposição e energia. Quando existe um desiquilíbrio destes no organismo, além de algumas outras relações como alcoolismo e drogas, além da hereditariedade, a Ansiedade pode se tornar ainda mais severa.

Como A Depressão E Ansiedade Comprometem A Saúde

Quando a mente não está bem, todo o corpo pode padecer de doenças físicas que poderiam não ser reais se não fossem os problemas psicológicos. A depressão por exemplo, pode desencadear úlceras no estômago, dores de cabeças constantes, dores nas articulações e sensação de fraqueza.

A ansiedade também é outro problema que pode desencadear os mesmos sintomas, porém além destes, falta de ar, sensação de desmaio, cansaço fácil, problemas para dormir, mudanças bruscas de peso como aumento e imunidade baixa com facilidade em pegar gripes e resfriados.

Todas essas doenças físicas pode inclusive se tornarem graves sem o tratamento correto e se os problemas psicológicos também não receberem atenção. Medicações como antidepressivos e calmantes, além de terapia, são algumas das formas de tratamento dos transtornos mentais e que trás bons resultados, inclusive de cura.

Transtornos Psicossomáticos

, Como Os Transtornos Mentais Influenciam Na Saúde

Os Transtornos Psicossomáticos são sensações, dores e a certeza de se ter uma doença mas na realidade não haver um problema ou ser algo tratável e curável. Os Transtornos Psicossomáticos podem inclusive, trazer doenças graves como cegueira e paralisia de alguma parte do corpo, apenas pelo fato do paciente acreditar ter uma doença, mesmo que os exames não atestem qualquer patologia.

É importante que essas pessoas tenham um tratamento psicológico intenso e façam uso de medicamento que regule os neurotransmissores cerebrais, garantindo assim que possam ter a cura de suas reais doenças mentais e que os transtornos que ela cause, não sejam mais reais e sim tenham uma mente totalmente saudável.

Psicossomática Na FBV Cursos

Com o aumento das doenças mentais psicológicas, estudantes de psicologia e psiquiatras, precisam estar atualizados a todo instante, quanto aos problemas da mente humana. Por isso a FBV Cursos possui o curso certo para esses profissionais.

O curso Psicossomática da FBV Cursos, oferece para os estudantes e profissionais da área médica, em especial psicólogos e psiquiatras, a qualificação certa para tratar melhor seus pacientes. São aulas sobre estresse, Corpo, mente e emoções, Neurofisiologia entre outras.  Acesse agora a FBV Cursos e matricule- se já!

Psicossomática é na FBV Cursos! Acesse e matricule-se agora, não perca tempo!

[kkstarratings]

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *