Profissional de marketing

Uma das muitas dificuldades que profissionais de marketing estão sentindo na adaptação ao novo método de trabalho durante a quarentena é em manter estudos em dia. Afinal, entre o home office e acompanhar as notícias, não sobra muito tempo para ficar com a cabeça nos estudos.

No entanto, considerando que é possível que algumas cidades do país mantenham a quarentena até outubro deste ano, haverá muito tempo para ficar em casa. Por isso, precisamos nos acostumar com o novo ritmo e entender o que fazer para manter estudos em dia.

Se você precisa de algumas dicas para isso, então siga a leitura do artigo abaixo!

Focar os estudos em novas maneiras de gerar resultados

Uma das melhores maneiras de aproveitar a “pausa forçada” em casa por causa da quarentena do novo coronavírus é focar os seus estudos em novas áreas da sua atuação profissional.

Por exemplo, se você é um profissional especializado em SEO, que tal estudar melhor como funciona o link building? Uma boa maneira de fazer isso é pelo site guestposts.com.br, que trabalha apenas com estratégias de artigos compartilhados.

Além disso, se a sua área for a otimização para motores de busca, vale a pena ficar de olho nos relatos de mudanças dos algoritmos do Google, além de acompanhar estudos sobre elementos de otimização dentro do código dos sites.

Já se você for focado em trabalhar com anúncios, que tal investir seu tempo em aprender elementos mais específicos de cada plataforma? Por exemplo, você sabe como otimizar o CTR de um anúncio no Facebook ou no Google? Que tal aprender em algum material focado só nisso?

Preparar um espaço para poder manter estudos em dia

Uma das dificuldades de quem quer manter os estudos em dia é não conseguir se concentrar. Durante a quarentena do novo coronavírus, isso é absolutamente normal. Além de ficarmos ansiosos com as notícias sobre a crise, estamos com a casa cheia de gente e, portanto, com muito barulho e distrações.

Por isso, uma boa maneira de conseguir focar nos estudos é tentar separar um espaço próprio para você estudar. Se possível, em seu quarto ou em algum lugar com privacidade.

Converse com as pessoas na sua casa (cônjuge, pais, filhos, etc.) e peça por um pouco de colaboração durante o seu período de estudos. Então, se feche no ambiente preparado e foque apenas em se concentrar para estudar.

Um dos benefícios dessa técnica é que você cria uma espécie de “espaço compartimentalizado” na sua mente. Ou seja: aos poucos, ir para o lugar de estudo se torna mais ou menos como ir para a faculdade ou para a escola. Isso significa que seu corpo se acostuma a entrar na fase de “estudo” assim que você chegar na sua mesa.

Usar a técnica de Pomodoro para focar nos estudos

técnica de Pomodoro

Uma das melhores maneiras de controlar o seu tempo de estudo e manter o foco nos livros (ou no curso online) é com a Técnica de Pomodoro. Você provavelmente já a conhece e até possivelmente já a usa no seu trabalho, mas ela é muito eficaz para quem quer estudar também.

Para quem não conhece, a Técnica de Pomodoro consiste em realizar uma tarefa por 25 minutos inteiros sem distração e, então, tirar uma pausa de 3 a 4 minutos. Depois de 4 ciclos assim, a pausa pode ser um pouco maior, de 15 a 25 minutos.

O objetivo da técnica é dividir o seu horário em trechos de maior estudo ou trabalho concentrado, em vez de simplesmente ficar lá por 1 ou 2 horas sem divisão.

O que essa compartimentalização do horário faz, na prática, é garantir maior concentração nesses curtos intervalos de tempo. Pense, por exemplo, que é como fazer pequenos sprints de 10 minutos, descansar por 3 e depois correr de novo, em vez de andar apenas e sem pausas.

Estabelecer um plano de estudos com base nas suas necessidades

Para ajudar a manter a concentração e os estudos em dia, uma boa maneira é manter um plano de aprendizado em prática. Nessas horas, vale agir igual você faz com os seus clientes: de maneira estratégica e com metas específicas.

Ou seja: estabeleça um número mínimo de páginas ou aulas para determinado dia. Além disso, monte uma ordem lógica para os seus aprendizados.

Por exemplo, suponha que você queira se especializar na análise de resultados das campanhas de anúncios dos clientes. Para isso, você precisaria aprender algumas noções de estatística e análise de informações, além de programação para criar ferramentas que permitam puxar dados e criar gráficos.

No entanto, não dá para primeiro aprender programação e depois aprender a análise pois você não saberá para que usar a linguagem. O primeiro passo, portanto, é aprender como ler os números e tirar insights deles para, depois, aprender como programar ferramentas que ajudem no trabalho.

E aí, gostou das nossas dicas? Com elas, você conseguirá manter estudos em dia mesmo durante essa pandemia e, assim, sairá dela como um profissional mais preparado do que antes.

Não esqueça de deixar um comentário abaixo com as suas impressões sobre o assunto!

Clique aqui e confira nossos cursos na área de Marketing e Vendas.

Sobre o Autor