Como Ser Um Excelente Profissional Em Telemarketing

O mercado profissional brasileiro está passando por uma reformulação, já que a crise que ainda paira sobre nós acabou levando muitos bons empregos e hoje o número de desempregados é alto. Mas um mercado que sempre possui vagas e é um valioso mercado para quem sabe atuar com vendas, é o setor de Telemarketing.

O profissional dessa área pode começar até sem nenhum conhecimento, sendo sua primeira experiência profissional e com chances reais de crescimento. Mas como qualquer emprego, exige bastante do profissional e possui alguns desafios que quando superados, levam o funcionário a oportunidades incríveis.

Neste artigo vamos conhecer o Telemarketing e como funciona o mercado de Call Center. Quais as oportunidades mais comuns, os salários propostos e como crescer nesta área de verdade.

Call Center e Telemarketing

Call Center é o local onde o Operador de Telemarketing trabalha e nele junto com outros operadores, contatam clientes na busca de vender produtos e serviços com eficiência e credibilidade. Vendas por telefone é um mercado que está sempre em crescimento e atuação constante em nosso país.

Para se ter uma ideia, de 2005 a 2015, o mercado do Telemarketing cresceu 11%. Apesar de uma queda no ano de 2016 de 3% no setor, houve um pequeno crescimento em 2017 de 1,1%, com faturamento de 46 bilhões de reais. Além dos números interessantes, é um dos setores que mais emprega, com mais de 1.600.000 pessoas e só cresce.

Com o mercado sempre convidativo, o profissional da área tem grandes chances de crescimento, porém a área não é dos ramos mais fáceis, já que entre os setores de telemarketing ativo e receptivo, existem algumas mudanças quanto a abordagem, que provam que esse profissional precisa ser multitarefa se quiser se dar bem na área.

Telemarketing Ativo ou Receptivo

Telemarketing Ativo ou Receptivo

Existem duas modalidades de Telemarketing: O ativo e receptivo. O ativo fica a cargo de vender produtos e serviços, enquanto o receptivo tem a função de fazer cobranças e também pode dar auxílio a área de SAC nas pequenas empresas.

O Telemarketing ativo trabalha em geral, através de bater metas, enquanto o receptivo não necessariamente precisa ter essa obrigação, porém deve conseguir que inadimplentes paguem suas dívidas dentro dos valores e prazos impostos pela empresa.

O Perfil do Telemarketing

Assim como em qualquer área profissional, o telemarketing também possui grandes desafios e o perfil precisa estar muito alinhado com a área para que ele se dê bem na profissão. Não basta apenas saber atender um telefone ou ligar pra alguém, é preciso ter alguns talentos naturais que serão de grande importância na hora de seguir essa área:

Ter boa dicção– O profissional de telemarketing deve saber falar e se expressar de modo que seja facilmente compreendido. Sua dicção não pode ter falhas e ser o mais claro e objetivo possível.

Ser paciente– Diante de um cliente nervoso e que te ofende, oque você faz? Em muitos casos responderia altura, porém um profissional da área do Call Center, jamais deverá dar qualquer resposta alterada e que constranja o cliente do outro lado da linha.

Ser paciente é um dos requisitos fundamentais para qualquer profissional, e na área do telemarketing essa exigência é bem maior, já que lidará com vários tipos de pessoas e seus temperamentos também variados.

Ter simpatia e cordialidade– Profissionais na área precisam demonstrar alegria e otimismo quando falarem com os clientes. Muitas pessoas que não estão dispostas a comprar um produto, podem mudar de ideia se são bem atendidos e informados.

Saber resistir as pressões– Assim como ser paciente é um dom, ter inteligência emocional e saber lidar com as próprias emoções também é. Diante de pessoas alteradas e ainda as cobranças e obrigações quanto as metas e objetivos da empresa, o profissional de telemarketing precisa estar preparado emocionalmente para as pressões e sua resistência, ajudará a crescer na área.

Conhecer os produtos e serviços que está vendendo– Imagine ligar para uma loja e buscar informações de um produto e a pessoa que te atende não sabe nada sobre ele? Pode parecer absurdo, mas existem muitos casos de profissionais de telemarketing que não sabem exatamente nada sobre o que a empresa que ele vende faz.

Um bom operador conhece a fundo cada serviço e produto, sabendo inclusive a textura e até o preço da concorrência, dando qualidade e valores ainda maiores para esses produtos e garantindo mais rentabilidade para o negócio da sua empregadora. O treinamento e interesse do operador é que farão a diferença na hora de abordar os clientes.

Telemarketing na FBV Cursos

Telemarketing na FBV Cursos

E se seu perfil é perfeito pra área, por que não fazer um curso online totalmente gratuito de Telemarketing? Na FBV Cursos você aprende como se tornar um Operador de Telemarketing e aprende técnicas de venda, o código de ética e a definição do telemarketing no mercado, além de aprender como agir na pós-venda entre outras aulas incríveis.

Acesse agora a FBV Cursos e matricule-se no curso gratuito Operador de Telemarketing, como possibilidade de certificação total!

[kkstarratings]

Sobre o Autor

2 Comentários

Deixe um comentário