planejamento para 2020

Já não há como pensar nas nossas vidas sem a internet. Dependemos dela para quase tudo: do pagamento de contas ao contato com as pessoas que estão longe, é online que boa parte da vida acontece. Isso, claro, pode gerar consequências sérias como dependência tecnológica, ansiedade e até depressão, mas uma relação saudável com as redes nos permite extrair o que de melhor a internet tem a oferecer e facilitar nossa vida. 

Para 2020, temos um objetivo: transformar nossa relação com a internet e usá-la para nos ajudar a planejar o ano e alcançar nossos objetivos. Convidamos você para esse desafio e te contamos algumas maneiras de usar a internet a seu favor no ano que se inicia logo mais. 

Internet para entrar em forma

Se estar online nos faz passar horas sentados com um telefone na mão em uma postura nada saudável, em 2020 podemos usá-la para nos ajudar a ter uma vida mais saudável. Como? Através de aplicativos e serviços que usem o seu telefone para te motivar a se exercitar. Apps como o BTFIT, desenvolvido por professores da rede de academias Bodytech, conta com aulas grátis de dança, pilates, funcional e abdominal. 

Os planos personalizados e pagos vão além e oferecem aulas de yoga e ballet fitness. Há ainda apps para quem deseja aprender a correr, como a Runstatic, aplicativos que prometem uma vida mais saudável com apenas 7 minutos de exercícios diários (7 minute workout challenge) ou o Freeletics para quem já é iniciado e deseja incrementar a rotina de exercícios.

Aprender sem sair de casa

A educação online está mais em alta do que nunca e oferece um mundo de oportunidades sem a necessidade de sair de casa e, em muitos casos, sem precisar pagar nada por isso. Que tal finalmente realizar o sonho de aprender uma nova língua ou aprender uma nova habilidade – como marketing digital, por exemplo – que poderá colocar seu negócios nas frentes dos demais? Se a intenção é desconectar do trabalho, um curso de culinária ou história da arte pode te apresentar um novo mundo e renovar suas energias. 

Ganhe dinheiro online

E por que não usar a internet como uma segunda fonte de renda? Se já passamos tanto tempo online, que ao menos sejamos pagos por isso. Estudos recentes mostram que a força de trabalho remota cresceu 159% desde 2005, e os trabalhadores remotos representarão até 50% de toda a força de trabalho até 2020, graças à facilidade de ganhar dinheiro online. Você pode dar aulas online, se transformar em agente de viagens virtual, comercializar suas fotos ou design, ser assistente virtual, criar um blog ou trabalhar como tradutor freelance. Tudo depende das suas habilidades. 


Outra saída é criar um perfil em plataformas de trabalho online: “Plataformas como a Upwork, Fiverr, Freelancer e 99 Designs disponibilizam seu perfil profissional a uma série de empresas e são uma boa maneira de criar uma rede de contatos online”, conta Paulo Testoni, editora de informática do site Guia55.

Organize suas finanças

Já não é necessário uma calculadora e um caderninho para administrar suas contas. Hoje em dia, há um infinidade de aplicativos que podem ajudar na hora de gerenciar suas finanças, controlando seus gastos, implementando novos hábitos ou até mesmo se aventurando pelo mundo dos investimentos. O Organizze é um dos apps mais populares do Brasil e cumpre a promessa de ajuda na economia de gastos, enquanto o Nubank oferece todos os serviços bancários sem cobrar nenhuma tarifa. 

Sobre o Autor