Os concursos públicos abrem vagas em diversos segmentos a cada ano, devido aos seus benefícios e salário atrativo, muitas pessoas se inscrevem no mesmo para concorrer às vagas. Você ainda não sabe o que é um concurso público? Conheça aqui neste artigo e comece a se preparar.

O que é concurso público?

O concurso público nada mais é que um processo seletivo que visa a contratação de candidatos em cargos públicos em nível de escolaridade médio, técnico e superior.

Os concursos são organizados por empresas especializadas, mas a avaliação do mesmo é realizada pelas áreas de Recursos Humanos, designadas de acordo com a lei.

Esse processo seletivo é realizado para avaliar a capacidade e competência das pessoas que se candidatam aos cargos oferecidos, além de ter o objetivo de evitar que políticos eleitos usem sua influência para conquistar cargos para pessoas conhecidas.

Para conquistar o cargo, qualquer cidadão deve realizar a prova e atingir a nota de corte exigida.

O candidato interessado pode acessar um site de rateio de concursos, conferir as opções disponíveis e realizar a sua candidatura.

Concursos públicos realizados no país

No Brasil, os concursos realizados possuem duas etapas, sendo que há a opção de concorrer a cargos temporários ou com prazo indeterminado.

Cada concurso possui um edital que possui informações sobre as vagas disponíveis, exigências, nota e demais itens, conhecido como a “lei do concurso”. Para participar, o candidato deve pagar uma taxa que é utilizada para confecção e aplicação das provas, o valor é fixo no edital, mas é possível conseguir a isenção da taxa se atender aos requisitos para tal.

A validade dos concursos públicos no Brasil é de até dois anos, mas pode ser prorrogado. A informação pertinente ao tempo de validade de cada concurso estará presente no edital do mesmo.

Devido a possibilidade de estabilidade na carreira, bons salários e benefícios, além de não exigir experiência prévia, os concursos públicos no Brasil são altamente concorridos, o que exige dos candidatos uma ótima preparação, ou seja, tempo e dedicação nos estudos.

Por isso, muitas pessoas recorrem a curso grátis online para estudar e receber os materiais de preparação.

Cada concurso público é aberto apenas uma vez ao ano e sua divulgação é realizada em sites na internet. As vagas para realizar o processo seletivo são preenchidas rapidamente, sendo necessário ficar atento ao prazo e data de abertura das inscrições.

Sobre o Autor