Educação Ambiental

É função dos pais provocar nos filhos, o gosto pela natureza, pelos animais e em economizar recursos como a água, porém os professores também tem papel fundamental em auxiliar nesse processo, para que as crianças e jovens entendam que somente cuidando da natureza hoje, poderá ser possível ter recursos naturais de qualidade amanhã.

Na educação infantil e jovem, o professor pode ser uma importante ponte entre as crianças entenderem o porque de não desmatar, o amor aos animais e criar nelas hábitos que sejam benéficos para a natureza a longo prazo. O papel do professor na educação ambiental é sem dúvida, primordial para a construção de um caráter consciente com o meio ambiente.

Incentive Os Alunos A Economizar Água

Na sala de aula, explicar aos alunos a importância de economizar água é fundamental. Enfatizar que os rios e mananciais não devem ser poluídos, que a água deve ser consumida com consciência e seguir bons hábitos, pode ser o início para as crianças darem valor a água diariamente.

Ter o hábito de fechar a torneira enquanto escova os dentes, beber somente o tanto de água que precisa sem jogar fora o restante e aproveitar a água da máquina de lavar para lavar o quintal por exemplo, são bons costumes que as crianças podem passar para os pais inclusive.

Óleo Devem Ser Descartados No Lugar Certo

As crianças podem ajudar a conscientizar os pais, não somente com a água mas tudo o que pode ser reaproveitado e descartado da forma certa. O óleo de cozinha por exemplo, além de entupir encanamentos, ainda polui a água. Para evitar que isso aconteça, o professor pode criar atividades que ensinem as crianças em como orientar os pais em descartar o óleo da forma correta.

Criar músicas, peças de teatro que conscientizem a família e fazer com que o aluno ensine aos pais a colocarem o óleo sempre em uma garrafa e levar em locais próprios para o descarte desse tipo de lixo tóxico, pode ser ótimos incentivos que os professores iniciem em sala de aula.

Contribuem Para A Coleta Seletiva Do Lixo

Na escola, as crianças podem descartar o lixo que elas produzem em lixeiras específicas para cada coisa: lixo orgânico e lixo reciclável como papel, vidro, plástico e alumínio. É fundamental que as escolas possuam lixeiras especiais para que assim as crianças entendam na prática como podem ajudar na seleção consciente do lixo.

Hoje no Brasil, muitas cidades fazem coleta seletiva de lixo e isso já se tornou um hábito inteligente da população, pois ao separar o lixo orgânico do reciclável, contribuem para uma cidade limpa e muito mais responsável com o meio ambiente. As crianças podem incentivar os pais a fazerem essa separação todos os dias e descartar em local correto ou esperar o limpeza pública para removê-lo.

Economia De Energia

Economia De Energia

As crianças podem ajudar também na economia de energia. Por exemplo, aprender a desligar as luzes quando sair de um recinto para outro a noite, aproveitar melhor a claridade natural do dia e dizer aos pais a importância de trocar a lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou de led, são ótimas formas de ajudar nessa economia no bolso da família e principalmente para a natureza.

Professores Preparados, Preparam Melhores Pessoas Para O Mundo

Professores que entendem seu papel em formar o caráter acadêmico e profissional de milhares de crianças, também sabem que é importante auxiliar na educação ambiental, mostrando o valor da natureza e como usufruir dela de maneira sustentável.

Torne-se um professor mais preparado e faça cursos online de Educação Ambiental  que garante alunos mais conscientes em relação a natureza e que irão conservá-la com mais responsabilidade para sempre.

Sobre o Autor