Libras E Deficiência Auditiva – Um Bom Desafio Para Comunicação

O bebê nasceu. Lindo, forte e saudável! Mas com o passar do tempo, começa a ficar perceptível que alguns estímulos não estão sendo desenvolvidos e começa a preocupação de que algo está errado. No caso da surdez, a criança não atende a sons e nenhum tipo de barulho e a fala também ficará comprometida.

Nesse caso, é preciso que quanto antes a família busque ajuda, melhor. Aparelhos auditivos e todos os tipos de dispositivos e formas de comunicação como a Libras, são algumas das formas de tornar a vida de um deficiente auditivo normal e simples para viver em sociedade.

Neste artigo, veremos algumas dicas para que qualquer pessoa consiga ter uma boa comunicação com crianças e adultos com surdez, e principalmente dicas para professores e educadores que precisam desenvolver o conhecimento em libras e dessa forma, consigam se relacionar da melhor forma com deficientes auditivos.

De Início, Não Fale Gritando

É muito comum que quando uma pessoa que não tenha surdez, ao tentar se comunicar com alguém que sofre de problemas auditivos, comece a falar mais alto para ser ouvido.

A dica é começar a conversar de forma normal, com tom de voz comumente usado e deixar que a pessoa com surdez peça para falar mais alto. Além de ser incômodo e constrangedor falar gritando, ainda não é nada educado e respeitoso com quem você tenta se comunicar, então aguarde que a pessoa peça para você elevar o tom de voz.

Fale Devagar E De Frente Para A Pessoa

, Libras E Deficiência Auditiva – Um Bom Desafio Para Comunicação

Surdos, principalmente aqueles que têm uma deficiência não muito grave e que conseguem falar, muitas vezes para entender bem o que o outro diz, precisa olhar o movimento da boca para entender as palavras expressas. Por isso quando for falar com alguém surdo, fale devagar e pronunciando bem cada palavra.

Além disso, esteja de frente e peça que ele dê ok ou qualquer outro gesto que mostre que está entendendo o que você diz. Não precisa falar sílaba por sílaba ou muito alto, apenas esteja frente a frente e fale de forma natural mas compassado para facilitar a compreensão.

Na Sala De Aula, Coloque O Aluno Nas Primeiras Cadeiras

Assim como crianças que possuam algum grau de dificuldade visual, os deficientes auditivos também precisam estar nas primeiras cadeiras da sala para entenderem cada coisa que o professor diz.

Você professor, se tiver algum aluno com algum grau de surdez, procure colocá-lo nas primeiras cadeiras e esteja próximo dele quando for dar alguma informação ou aviso. Além disso, mantenha tudo o que disser na lousa para que o aluno fixe tudo o que você disse, sem precisar perguntar ou ficar na dúvida.

Surdos Que Falam E Mudos, Saiba Se Comunicar Com Cada Grupo

Existem dois tipos de surdez: a surdez total e que na maioria dos casos a pessoa também é muda e os surdos que possuem graus de surdez entre o leve e moderado, que na grande maioria dos casos a pessoa não é muda. No último caso, é muito comum vermos pessoas da meia idade para a terceira idade, começarem a sofrer do problema.

Independente do caso, a surdez em qualquer grau é uma deficiência terrível que pode causar vários problemas de interação social e que vão além da saúde, por isso é importante que saibamos lidar com cada caso, ou seja, se comunicar com cada grupo de um jeito diferente, mas investindo atenção total para ambos os casos.

Aprenda Libras

, Libras E Deficiência Auditiva – Um Bom Desafio Para Comunicação

Libras é o meio legal de comunicação com pessoas com deficiência auditiva e de fala. No Brasil, a lei 10.436 de 2002, estabelece a importância e o valor dessa forma de comunicação, que dá a possibilidade de mais de 10 milhões de brasileiros surdos a se comunicar de forma total e simplificada.

Mas uma pessoa que não possua a deficiência, porém queira se comunicar com quem a possui, deve fazer cursos e conhecer o alfabeto de Libras. Professores e familiares de deficientes auditivos e de fala, são sem dúvida as pessoas mais indicadas e também beneficiadas por esse recurso que está nas palmas das mãos.

Libras Na FBV Cursos

Pensando numa melhor forma em se comunicar com deficientes auditivos e de fala, é que a FBV Cursos oferece o curso de Libras, com todas os recursos e aulas necessárias, para que você aprenda a correta linguagem dos sinais e possa se comunicar livremente com qualquer pessoa que tenha algum grau de surdez e deficiência de fala.

O curso possui aulas como Comunicação Gestual, Variações Linguísticas, Estrutura Gramatical entre outras aulas, que além de todas serem 100% online, ainda são fáceis de assimilar e o melhor, pra você colocar em prática assim que fecha cada tópico. Acesse agora a FBV Cursos e conheça o curso de Libras, com certificação total e que te prepara para uma melhor comunicação e mais qualificação para seu currículo profissional.

Não perca tempo e matricule-se no curso Libras da FBV Cursos agora e mude sua vida para melhor!

[kkstarratings]

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *