6 Características comuns de escritórios de advocacia de sucesso

Você já parou para pensar por que existem escritórios de advocacia de sucesso, com anos de experiência, enquanto outros fecham as portas em poucos meses de atuação?

É verdade que, em média, apenas 18,5% dos candidatos que tentam passar no Exame da OAB são bem-sucedidos. No entanto, obter a carteirinha da Ordem é só o primeiro passo para se tornar um advogado.

Depois que passa a atuar no mercado, é necessário trabalhar muito para conseguir sobreviver em um dos mercados mais competitivos do Brasil.

Para isso, vale a pena observar o que os escritórios de maior sucesso estão fazendo, encontrar os pontos em comum e tentar aplicar a mesma técnica no seu próprio escritório.

Então, vamos lá: quais as características em comum entre os principais escritórios de advocacia de sucesso? Vejamos a seguir!

1. Escritórios de advocacia de sucesso tem estratégia em longo prazo

Gerenciar um escritório de advocacia de sucesso é uma maratona, não uma corrida de 100 metros, ou seja: mesmo que um escritório tenha um sucesso absoluto em um ano, nada garante que ele ainda existirá depois de uma década.

É possível que, em 5 anos, o escritório que hoje conquistou uma grande vitória, esteja com as portas fechadas.

Isso porque, para conseguir ter sucesso de verdade, exige-se tempo para sobreviver em um mercado altamente competitivo.  Basta verificar os principais escritórios de cada ramo do Direito: todos contam com profissionais com muitos anos de atuação.

Uma das características que une todos os escritórios de advocacia de sucesso é a adoção de uma estratégia em longo prazo. Isso significa não apenas surfar nas ondas do momento, mas pensar em como melhorar seus processos em geral e como investir em ações que renderão frutos significativos no futuro.

Hoje um escritório de sucesso, por exemplo, deverá atuar nos ramos principais do Direito: Tributário, Consumidor, Trabalhista, Empresarial e Penal.

Dentro da moda atual, é importante entender o funcionamento do compliance trabalhista – um procedimento que tem dado muito destaque para escritórios pela alta demanda por esse serviço.

É importante ter uma representação para aproveitar a moda atual. No entanto, pode ser que o compliance não seja mais algo tão significativo em 2021 ou 2022. Nessa época, o que poderá ser uma boa oportunidade de ação é o mercado de blockchain no direito.

Os escritórios de sucesso estão focados em áreas de oportunidades no futuro para estabelecer estratégias para atuar nessas posições. Podemos ter a certeza de que a maioria dos grandes escritórios já está investindo em formação para seus advogados atuarem com blockchain e outros recursos tecnológicos.

Por falar nisso…

2. Os grandes escritórios usam tecnologia em seus processos

Uma outra característica que une todos os grandes escritórios de advocacia de sucesso é o fato de usarem ferramentas tecnológicas para aprimorar o seu controle de processos judiciais.

Um software jurídico, especialmente as versões modernas que contam com sistemas de Inteligência Artificial, é essencial para garantir mais competitividade em um mercado já muito difícil de sobreviver.

Veja o caso do SAJ ADV, por exemplo. Trata-se do melhor software jurídico do mercado, trazendo resultados incríveis para os seus clientes:

  • economia de 20 horas por mês por cada advogado de um escritório;
  • 74% mais garantia de prazos;
  • 30% mais lucratividade.

Com resultados assim, fica fácil se aproximar do clube dos maiores escritórios de advocacia no mercado atualmente.

3. Os maiores escritórios contam com atuação estruturada

Suponha que o seu escritório tenha dois advogados especializados em Direito Penal. Cada um deles tem um processo diferente para abordar um caso de, digamos, suspeita de suborno para um fiscal do trabalho.

O problema de cada advogado ter o seu próprio sistema é que isso faz com que as ações do escritório não sejam padronizadas e estruturadas. Dessa forma, nem sempre a melhor estratégia será seguida e os resultados não serão otimizados.

Isso é algo que os escritórios de sucesso não fazem. Todos os seus processos seguem uma atuação estruturada para obter o melhor resultado possível.

4. Os grandes escritórios aumentam ao máximo sua competitividade

Os grandes escritórios de advocacia de sucesso são empresas que são focadas em competitividade. Eles fazem de tudo para obter os melhores resultados possíveis.

Para isso, utilizam softwares jurídicos, sistemas de gestão e todos os recursos disponíveis para ganhar cada centímetro de performance extra em comparação com seus rivais.

5. Os líderes do mercado reinvestem seus resultados

Uma característica que une todos os escritórios de advocacia de sucesso é o reinvestimento constante dos seus resultados positivos, ou seja: sempre que o ano termina com lucros polpudos, o dinheiro vai para a estrutura em longo prazo do escritório.

Por isso, seus advogados estão sempre em formações e capacitações para dominarem novas técnicas e assuntos, além de usarem as tecnologias mais modernas, tudo em busca de maior competitividade no mercado nacional.

6. O foco dos grandes escritórios é nas pessoas

Um erro comum de pequenos escritórios é achar que devem tratar os seus funcionários e os seus clientes como números. É claro que devemos acompanhar métricas para entender o desempenho do escritório, mas esses valores devem sempre ser internos.

No trato com as pessoas, o foco dos grande escritórios é… justamente nas pessoas. Engana-se quem pensa que os grandes líderes do mercado só pensam em números.

Esse foco em pessoas significa entender e ter empatia real com os seus clientes, de modo a buscar o melhor resultado para eles em seus casos. Já do ponto de vista interno da empresa, trata-se de oferecer as melhores condições de trabalho para reter os grandes talentos do escritório e manter a sua competitividade em alta.

Essas são as principais características que unem todos os grandes escritórios de advocacia de sucesso. Se você começar a emular todas em seu escritório, inevitavelmente começará a notar melhores resultados.

E aí, quais dessas ações você já realiza? Comente abaixo!