EDUCAÇÃO ESPECIAL

A Educação Especial está cada dia mais comum no Brasil. Hoje, todas as escolas do ensino público, devem oferecer recursos para que alunos especiais possam estudar como qualquer outro aluno que não dependa de próteses ou cadeira de rodas por exemplo.

Além disso, os professores precisam estar mais bem preparados, para saberem como compreender, ensinar e lidar com qualquer dificuldade que crianças e jovens com deficiência possam ter.

Por sua vez os alunos, necessitam de orientação para saber como fazer amizade e evitarem o Bullying, uma forma de violência que traz muitos traumas. Veja neste artigo, dicas para professores e alunos sobre a Educação Especial.

INFORMÁTICA INCLUSIVA

A informática é uma ótima forma de incluir pessoas com deficiência nas escolas. Estudos mostram que recursos informatizados, auxiliam no intelecto de pessoas com necessidades especiais, ajudando a aprenderem com mais rapidez e facilidade.

É de suma importância que o professor conheça bem como funciona a informática, para que auxilie os alunos especiais, e assim, eles aprenderem de forma igual com os alunos que não sejam deficientes.

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS

Para os professores, o maior desafio é encontrar livros e recursos que auxiliem no processo estratégico do ensino das crianças e jovens com necessidades especiais. É primordial que o professor, ´´abra a mente“ e conheça livros e todo material pedagógico que seja feito para os alunos especiais.

Livros escritos em braile e vídeos com tradutor em libras, já são recursos existentes e obrigatórios, quando existe alunos com alguma dessas necessidades. Cabe o professor conhecer e se aprofundar no assunto, colocando esse material ao conhecimento do aluno especial e também de outros para que possam compreender e se familiarizar com o universo da criança especial.

ALUNOS ESPECIAIS EM SALA DE AULA NÃO SIGNIFICA INCLUSÃO

ALUNOS ESPECIAIS

Ter um aluno especial que precise de cadeira de rodas ou tenha deficiência auditiva, não significa que esta sala é inclusiva.

   A inclusão acontece quando professores e alunos entendem que apesar das limitações do colega de sala, este tem o mesmo direito de aprender e também deve ser respeitado e ajudado quando precisar.

Infelizmente, muitos alunos e professores praticam Bullying com colegas, apenas por estes sofrerem de alguma necessidade física ou mental. O Bullying é a violência físico ou psicológica praticada por uma pessoa ou grupo de pessoas, contra alguém que estes consideram inferior.

Hoje o Bullying tem sido amplamente discutido, já que os casos cresceram muito ao longo dos anos. No caso de pessoas com necessidades especiais, infelizmente é comum que aconteça essa situação.

Para evitar isso, é fundamental que os pais ensinem seus filhos a respeitarem seus semelhantes e entendam que somos todos iguais, e para viver em sociedade, é preciso que mantemos o respeito e busquemos fortalecer bons laços de amizade.

PROFESSORES MAIS QUE ESPECIAIS

No caso dos professores, os profissionais precisam entender que estão expostos a alunos especiais e também aqueles que não possuem qualquer tipo de deficiência, e devem criar estratégias que faça que todos consigam trabalhar juntos e criar um respeito e carinho mutuo entre si.

Professores que conseguem envolver seus alunos baseados no amor e respeito, orienta pessoas que se tornarão adultos que farão a diferença no mundo, se tornarão mais empáticos e compreensivos, tratando bem qualquer pessoa e tendo esse professor como modelo de profissional e ser humano admirável.

CURSO ONLINE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL

A Educação Especial é importante, pois dá mais autonomia as pessoas com deficiência e colocam suas limitações em último plano. O Curso Online Grátis de Fundamentos da Educação Especial, prepara professores e profissionais no ensino, a como lidar com diferentes tipos e graus de deficiência e a ensinar crianças e jovens com excelência.

Sobre o Autor