Economia 4.0

Você já ouviu falar em “Economia 4.0”? Se não, é hora de começar a estudar sobre esse termo se quiser ter sucesso em longo prazo com a sua empresa.

Isso porque a Economia 4.0 é o novo estágio do mercado atual. No entanto, de acordo com a Forbes, somente 14% das empresas está pronta para encarar esse novo momento e aproveitar os benefícios dele.

Se a sua empresa não está pronta para a Economia 4.0, há grandes chances de ver um ou dois competidores tomarem a liderança do seu mercado. Já se você estiver preparado, poderá ser justamente o ator do mercado que sai na frente dos concorrentes.

E aí, quer saber como preparar a sua empresa para as tendências do futuro? Então siga a leitura!

O que é a Economia 4.0?

O mercado costuma passar por grandes processos de transformações. Por exemplo, quando a Internet se tornou uma influência gigantesca na nossa sociedade, ela mudou a maneira como os consumidores se comportam e como as empresas se posicionam.

Na prática, a Internet deu início a Economia 3.0. No entanto, se você se recordar, vai lembrar que demorou para as empresas saírem da Economia 2.0 para a 3.0. Hoje, ninguém mais sobrevive apenas no cenário 2.0.

O que nós vemos agora é a ascensão de novas tecnologias com o potencial de modificar totalmente o mercado e dar início ao que vem sendo chamado de Economia 4.0.

Em poucas palavras, a versão 4.0 da Economia não consiste apenas no uso da Internet como ferramenta de obter novos negócios, mas na mesclagem completa do mundo digital com o offline.

Na prática, veremos muitas ferramentas digitais e automatizadas para obter o melhor negócio possível, com recursos como a Inteligência Artificial, Internet das Coisas e o Big Data.

Além disso, vemos a economia compartilhada para as empresas e a Gig Economy para os trabalhadores, criando um mercado mais flexível para todos.

Quer saber algumas tendências mais específicas da Economia 4.0? Então leia mais abaixo!

Quais as tendências de mercado na Economia 4.0?

Veja abaixo algumas das principais tendências do mercado 4.0 na nova economia!

Restaurantes delivery

Uma das grandes tendências da Economia 4.0 atualmente é a dominância dos restaurantes delivery no mercado nacional.

Isso acontece porque houve uma mudança significativa no padrão de comportamento do consumidor. Em vez de sair para jantar com os amigos ou com o cônjuge, as pessoas preferem agora pedir uma comida delivery para ver um filme na Netflix.

Ou seja: uma das grandes tendências da Economia 4.0 é a eliminação de fricção (obstáculos) na decisão de compra do consumidor. Tudo fica mais confortável e, portanto, mais prazeroso.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas consiste exatamente no que o nome indica: coisas, ou objetos, conectados à Internet.

Na prática, isso levará a um altíssimo nível de automação e novas funções incríveis para a sociedade.

Por exemplo, imagine um semáforo conectado à Internet e com acesso aos dados de satélite da região. Se ele souber que não há ninguém vindo em uma direção, ele pode ficar aberto ou fechado para controlar melhor o trânsito. Se todos os semáforos compartilharem a mesma rede e os dados, é possível gerir o tráfego de forma otimizada.

O mesmo vale, por exemplo, para a cafeteira da sua casa, o fogão ou as lâmpadas. Imagine que elas têm acesso a um servidor fechado em que há a atualização constante do seu posicionamento via GPS. Quando estiver perto de casa, as lâmpadas podem ligar, a cafeteira prefere o café e a casa fica pronta para te receber.

Big Data

Para que a Economia 4.0 possa funcionar, é necessário que haja um elemento que funcione como combustível: o Big Data.

Trata-se da coleta de dados em gigantescas quantidades, para aplicação em diversas operações. Isso pode ser usado em políticas públicas, em empresas e muito mais. Por exemplo, os restaurantes delivery podem usar os dados para montar cardápios otimizados para determinadas épocas ou regiões.

Economia Compartilhada

A Economia Compartilhada é uma realidade da Economia 4.0. Basicamente, consiste em técnicas, espaços e conceitos compartilhados entre diversas empresas. Assim, os custos de empreender ficam menores para todos.

Por exemplo, o coworking é uma realidade para profissionais liberais, que podem utilizar o mesmo espaço para atender clientes, trabalhar e fazer reuniões. No mesmo sentido, existem as cozinhas compartilhadas, em que vários restaurantes operam ao mesmo tempo, vendendo seus pratos pelos aplicativos como Rappi, iFood ou Uber Eats.

Além disso, as empresas compartilharão dezenas de outros gastos estruturais para diminuir suas despesas e operar de forma mais enxuta.

Essas são as principais tendências da Economia 4.0. A sua empresa já começou a se preparar para esse cenário? Como deu para ver, é importante se adaptar para ter os melhores resultados no futuro.

O que você espera do próximo nível da economia no Brasil? Comente abaixo com a sua opinião!

Sobre o Autor