Dicas De Introdução A Contabilidade

Em qualquer empresa, a contabilidade é uma parte importante, já que é ela quem calcula os ganhos e através de seus números, consegue determinar se a empresa terá futuro ou não.

A contabilidade é fundamental para entender como funciona a economia do planeta e como ela influencia em seu negócio. Ter a base do que é e como funciona a contabilidade, é um passo primordial rumo ao sucesso. Neste artigo, vamos dar algumas dicas de introdução a contabilidade e como ela age positivamente em sua empresa.

O Que é Contabilidade?

Contabilidade é uma ciência exata que estuda as situações qualitativas e quantitativas de uma empresa, junto aos seus bens, obrigações e direitos de pessoa física ou jurídica.

Ou seja, toda movimentação de valores monetários dentro de uma empresa ou nas finanças pessoais, fazem parte dos cálculos que o contabilista faz. O dono de um negócio ou pessoa física, tem através da contabilidade, uma ideia de como seu dinheiro pode ser melhor administrado.

Esses cálculos vão determinar se está havendo muitos gastos, se está havendo economias, qual o dinheiro que é disposto mensalmente para pagar custos, qual os valores de receita, ou seja, valores positivos e se existe ou não valores para guardar ou investir em outros bens.

A contabilidade cuida também de calcular a falta de dinheiro e decide como fazer para que haja economia e consequentemente mais dinheiro. É ela que define como pagar dívidas, os valores próprios para isso entre outros ônus.

Bens, Direitos e Obrigações

Um bom contabilista irá determinar quais são os bens, direitos e obrigações de uma pessoa ou empresa, mas afinal, o que é cada coisa?

  • Bens– Tudo aquilo que possui algum valor e que é usado pela pessoa ou entidade empresarial;
  • Direitos– São os valores que a empresa ou pessoa física tem direito de receber, porém ainda não é um valor real como receita. Por exemplo, o dinheiro de serviços ou produtos vendidos;
  • Obrigações– São os custos e todas as contas e possíveis dívidas que a empresa ou pessoa física precisa pagar para terceiros.

Os Bens e Direitos são considerados os ativos de uma empresa, enquanto as obrigações é o passivo. Quando existe um equilíbrio entre esses 3 elementos, uma empresa ou as finanças pessoais tem mais chances de dar certo, ou seja, cabe ao Balanço Patrimonial analisar os 3 e fazer com que esse equilíbrio funcione.

O Balanço Patrimonial nada mais é que um relatório onde se descobre qual é a posição quanto ao patrimônio da empresa naquele presente momento. Esses dados são fundamentais para saber o que a empresa possui, qual seu valor de mercado e quanto aos débitos e ônus, o quanto ele pode influenciar no Balanço no final.

Dicas Para Um Bom Contador

Dicas Para Um Bom Contador

Com essas informações, conseguimos entender um pouco como é o trabalho de um contador ou contabilista. Mas existem algumas regras que são importantes para que seu ofício seja ainda melhor:

Seja Organizado

Um bom contador em geral tem muitos clientes, então é necessário que ele tenha todas as informações sobre eles separadas e rigorosamente documentadas. A organização é fundamental para que todos clientes sejam bem atendidos e você tenha tudo a mão, conforme a necessidade.

Use para o seu bem a tecnologia

No passado, o uso de livros e folhas de cálculos eram necessários, já que não haviam computadores ou celulares potentes que facilitavam e agilizavam o processo. Agora não é mais aceitável que um contador faça uso desse material, com o tanto de softwares de qualidade e precisão que existem.

São programas e aplicativos que com o uso do celular, é possível determinar como ficará a situação de um cliente, com apenas alguns dígitos. Mais prático, rápido e com menos falhas, faça uso da tecnologia a seu favor.

Esteja sempre atualizado

Estudar sempre é o lema de qualquer bom profissional. Se você é um contador ou estudante de contabilidade, é primordial que não deixe de lado o aprendizado e atualização constante.

Foque em aprender mais sobre as leis do ramo da contabilidade, esteja sempre atento em como anda o mercado financeiro e esteja sempre treinando os cálculos, aprendendo a usar desde calculadoras específicas até qualquer software contábil de qualidade.

Contabilidade Na FBV Cursos

E para se qualificar com maestria, é imprescindível que você tenha um bom curso contábil no currículo, se quiser ser um profissional requisitado. A FBV Cursos oferece inteiramente grátis o curso Introdução a Contabilidade, com várias informações que darão pra você mais do que a noção do curso de contabilidade.

No curso da FBV Cursos, você aprenderá sobre os Princípios Fundamentais da Contabilidade, Contabilidade Tributária, Fluxo de Caixa entre outras aulas. Acesse agora a FBV Cursos e garanta em seu currículo o curso Introdução a Contabilidade. Curso grátis, 100% online e com certificação total.

Introdução a Contabilidade, é na FBV Cursos. Acesse agora e matricule-se!

[kkstarratings]

Sobre o Autor

3 Comentários

Deixe um comentário