Coronavírus: Tudo o que você precisa saber sobre essa ameaça mundial

Conhecido desde á década de 60, o vírus Covid ou popularmente, Corona vírus, é uma família viral de grande proporção que causa doenças respiratórias muito parecidas com a gripe, sendo geralmente leve a moderada e de fácil controle e cura.

Mas desde o final do ano de 2019, o mundo está em pânico com o chamado ´´novo corona vírus“, dada sua rápida transmissão e por ser mais severo, com maiores chances de levar a morte.

O novo Coronavírus começou na China, mas atualmente já é considerado pela OMS uma pandemia, por conta de sua abrangência que só cresce em todo mundo. Neste artigo, falaremos um pouco sobre o que é o novo Corona Virus, quais seus riscos e sintomas, tempo de cura e os perigos que oferece, além de formas de contágio e como evitar a doença.

O que é Coronavírus?

O Coronavírus é um vírus que pertence a uma grande família de doenças infecciosas e que atacam, especialmente as vias respiratórias, que pode acometer desde seres humanos até animais.

O Coronavírus se assemelha muito com uma gripe comum e pode ser um vírus que com infecções respiratórias leves como um resfriado, até doenças mais graves. O novo Coronavírus (COVID-19) pertence a mesma família viral, porém possui algumas características diferentes em relação aos outros vírus, sendo uma doença nova e ainda preocupante.

A doença foi descoberta no fim do ano de 2019, quando um paciente apresentou sintomas e seus exames mostraram traços de um vírus novo e desconhecido, porém pertencente a família do Corona. O paciente faleceu, assim como o médico que descobriu a doença, sendo obrigado a ficar em silêncio quanto a um possível surto mundial, o que acabou ocorrendo depois de sua morte.

Sintomas do COVID-19

, Coronavírus: Tudo o que você precisa saber sobre essa ameaça mundial

Assim como um gripe forte, o Covid 19 apresenta febre alta, tosse seca e cansaço, além de coriza e congestão nasal. Alguns pacientes podem ter dores pelo corpo, dores de garganta e cabeça e diarreia.

O que se sabe é que muitas pessoas infectadas pelo Covid 19 podem ter o vírus mas não desenvolver a doença. Pesquisas mostraram que de cada 6 pessoas, apenas uma morre em decorrência do Covid 19.

Até o momento, são mais de 127 mil casos de Coronavírus em 80 países, com mais de 4 mil pessoas mortas e 70 casos confirmados no Brasil, sem óbitos. A maioria dos óbitos acontecerem em idoso acima dos 60 anos, especialmente aqueles que já tinham doenças pré-existentes, porém isso não significa que não seja letal em pessoas mais jovens.

Já considerado uma pandemia, na China, epicentro da doença, felizmente foi anunciado que o pico do surto de Coronavírus está controlado, com menos de 10 casos por dia. 

O que esperar do COVID 19 nos próximos dias

Segundo a OMS , o novo Coronavírus é preocupante, mas menos letal que outros tipos de Corona como é o caso da Sars e Mers, com 10% e 40% de chance de morte respectivamente.

Mas isso não significa que a doença não seja preocupante, muito pelo contrário, já é uma pandemia e ainda não possui vacina e o tratamento atual segue a linha de cuidados como com outros tipos de coronas, porém sem saber sua real eficácia.

Por isso é importante manter hábitos de higiene como lavar as mãos até a altura dos cotovelos ao utilizar o banheiro, evitar aglomerações de pessoas, não compartilhar itens de uso individual como copos e evitar tocar boca, olhos ou nariz, usando máscara se necessário.

Cursos livres de Saúde

Para pessoas que se identificam com profissões da área da saúde como Microbiologia e querem ser porta-vozes de maneiras desse  cuidar melhor e de família, como a profissão de Agente Comunitário de Saúde, a FBV Cursos oferece Cursos online em Saúde para qualificação profissional e o melhor, com certificado reconhecido em todo Brasil.