violao

Olá amigos, como vão? Esse artigo é direcionado a todos que estão pensando em comprar o seu primeiro violão. A sua compra irá depender de vários fatores e você precisa estabelecer prioridades. Uma delas é o preço. Quanto você pode gastar nessa compra?

Essa é uma questão fundamental para a compra do seu violão. Um instrumento barato é, em geral, de pior qualidade e isso poderá custar caro depois.

Além disso, a qualidade do violão te permite evoluir mais rápido e você não vai precisar comprar outro instrumento por um bom tempo.

Há a opção de se comprar um instrumento usado, mas atenção: é preciso muito cuidado nesse tipo de negociação. O interessante é levar com você um amigo ou amiga que já toque e que tenha um violão. Não aconselho a compra de um instrumento usado caso você não conheça muito sobre violões, há muitas coisas que podem passar despercebidas.

Novo ou antigo é sempre bom ter muitas opções. Visite lojas, pesquise bastante na internet, há muitos sites como o Dicas de Violão que podem ajudar bastante nessa pesquisa. A maioria das grandes cidades brasileiras tem uma rua, geralmente no centro, onde grandes lojas de instrumentos musicais se reúnem.

O melhor instrumento para você, que está começando, é aquele que te permite maior conforto na hora de tocar. Quando for às lojas, peça ao vendedor para testar o instrumento. Como testar? Se você já sabe tocar alguma coisa, não tenha vergonha, toque o que você sabe e veja como os seus dedos reagem às cordas: veja se estão altas demais ou se o braço é muito grosso e poderá lhe causar desconforto.

Se você ainda não sabe nenhuma música, procure prender os dedos nas cordas. Observe se elas estão muito distantes do braço. Observe se o tamanho do violão te incomoda. Se ele fica bem no seu colo e se o som lhe agrada. As cordas de nylon são preferíveis para iniciantes. As cordas de aço tendem a ser um pouco mais dolorosas para quem está começando, mas você sempre terá as duas opções.

Peça um afinador ao vendedor. Isso lhe dará a oportunidade de mexer nas tarraxas e observar como elas estão se comportando. Além, é claro, de poder ouvir o som do violão na afinação correta. Muitos instrumentos acabam apresentando defeito nessa parte, por isso, é bom ficar atento.

Melhores e piores marcas

Algumas marcas se destacam pela produção de instrumentos para estudantes. Eu indicaria duas delas: Di Giorgio e Gianini. Os preços dessas duas marcas variam entre 300 e 500 reais.

Os violões Di Giorgio (falo aqui da série estudante nº 18), apresentam um visual mais clássico e um braço um pouco mais grosso. São muito bonitos e possuem um som mais grave. É uma boa indicação para quem está começando e até mesmo para o seu desenvolvimento.

A Gianini produz violões mais versáteis e mais modernos. Esse foi o meu primeiro violão. Possibilitou-me aprender bastante e assim como os violões Di Giorgio, indico a qualquer pessoa.

Algumas marcas possuem preços mais acessíveis, porém deixam a desejar na qualidade. São elas: Memphis, Eagle e Condor.

Os violões da Condor podem ser interessantes até certo ponto. Têm bom acabamento e há uma preocupação em fazer bons instrumentos. Mas essa é uma marca que se destaca em instrumentos elétricos, principalmente baixos. Violão não é o seu forte.

Tanto a Memphis quanto a Eagle não vão atrapalhar seu aprendizado, mas pode ser que você sinta a necessidade de trocar após alguns meses. São instrumentos que apresentam acabamento e som de baixa qualidade por conta da madeira utilizada.

Faça o que fizer, não compre algumas marcas como: Kashima ou Tonante. Essas marcas são de péssima qualidade. Os materiais utilizados geralmente quebram ou soltam depois de alguns meses. O violão não segura a afinação, isto é, ele desafina constantemente enquanto você toca.

Se você tem pouco dinheiro e só pode pagar por um desses, é melhor esperar. Junte mais um pouco, peça para os seus pais te ajudarem ou parcele o restante do valor no cartão de crédito. A diferença de valores pode ser grande, mas você não vai se arrepender depois. Até a próxima!

Conheça todos nossos Cursos Gratuitos

Sobre o Autor