Você já ouviu falar  sobre o princípio 80/20 ou o princípio de Pareto?

Criado pelo economista italiano Wilfredo Pareto há mais de cem anos, o princípio 80/20 começou apenas como um guia, mostrou que 80% dos resultados que alcançamos estão relacionados a apenas 20% de nossos esforços. E começou quando Pareto percebeu que 20% dos italianos possuíam 80% da terra naquele país.

Posteriormente, o censo socioeconômico revelou a mesma parcela da distribuição de riqueza em vários países, e essa referência 80/20 também foi usada em outras áreas.

80% da riqueza mundial está nas mãos de 20% das pessoas.

É incrível, não é? E esta proporção aparece em quase qualquer área e é conhecida como Princípio 80/20 ou Princípio de Pareto. Nem sempre a relação será exatamente 80/20, já que é claro que os números podem variar de caso para caso. Mas é importante se concentrar no principal: a grande maioria dos efeitos vem da minoria!

Como Você Pode Aplicar o Princípio 80/20 no dia a dia?

Você pode usá-lo em tudo o que você quiser: negócios, estudo, finanças pessoais e muito mais! Vejamos um exemplo de aplicação do princípio 80/20 no caso de um profissional que deseja alcançar maior produtividade no trabalho. Para se concentrar no que é realmente importante, o objetivo do princípio aplicado na gestão é focar em 20%, o que realmente importa. Com base no princípio, um quinto do horário de trabalho de um dia, representando as tarefas mais importantes, provavelmente produzirá quatro quintos dos resultados.

Ou seja, é importante que você possa identificar as atividades mais importantes do dia e concentrar sua atenção nelas. O conselho deve criar uma lista com as prioridades do dia, pois isso ajudará a começar o dia, com foco no que requer mais atenção e destreza.

Agora vamos aplicar o princípio 80/20 no caso de um relacionamento. Há muitos casos em que casais, famílias e amigos passam muitas horas juntos e sentem que esse tempo não está sendo bem gasto, ou nos casos em que as pessoas não têm muito tempo para gastar com seus amigos e familiares. O primeiro caso acontece muitas vezes, porque o tempo gasto com pessoas que amamos está na frente da TV ou olhando redes sociais a cada 5 minutos. O segundo caso é a falta de tempo. Em ambos os casos, o princípio de Pareto pode ser aplicado. Para fazer isso, faça o mesmo que no exemplo anterior: quando você estiver com pessoas importantes, como seus filhos, amigos ou familiares, passe com eles a maior parte do tempo. Prioridade de qualidade, não o número de horas, certo? E não apenas nos relacionamentos, mas em tudo na sua vida!

Dica: há vários livros sobre este tópico, com dicas sobre como aplicar o princípio de Pareto!

Alguns livros de Richard Koch sobre o princípio 80/20.

Se você gostou, deixe seu comentário!

 

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário