Como se preparar para o Enem 2019

O Enem 2019, Exame Nacional do Ensino Médio, é uma das provas mais esperadas e importantes para os estudantes brasileiros. Por meio dele é possível ingressar no ensino superior por programas como o Prouni (Programa Universidade Para Todos) ou Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

As provas acontecem em dois dias, aos fins de semana, e estão previstas para o mês de novembro de 2019. É importante ficar atento ao site oficial para acompanhar todo o cronograma oficial e não perder nenhum prazo.

Preparar-se para o Enem 2019 é o que garantirá um bom resultado no final. Aproveite que ainda faltam muitos meses para a prova e comece a estudar agora mesmo.

Planeje-se

Neste artigo vamos contar qual a melhor forma de preparar-se para o Enem 2019 e daremos dicas de como dividir os estudos para que obtenha o resultado esperado.

Primeiramente é preciso organizar seus estudos. No edital oficial do Enem eles sempre apresentam os assuntos que caem na prova. O ideal é que você faça uma lista com todos os temas que tem dificuldade ou que deseja se aprofundar.

Feito isso, é importante que mantenha o foco nos estudos. Planeje em sua semana os dias e horários que deseja estudar e não adie. Neste momento, deixe o celular de lado ou qualquer distração.

Procure um local calmo

Se em sua casa não há um local calmo para o estudo procure um outro espaço sem distrações, como a biblioteca municipal ou uma sala de estudos em sua escola ou faculdade.

Leve apenas o material necessário, seja livros, listas de exercícios ou um dispositivo que possibilite que faça pesquisas na internet sobre os assuntos que desconhece.

Mantenha-se informado

Além do estudo é importante que você também esteja atento às informações que estão acontecendo em todo o mundo. Leia jornais e veja os principais assuntos do mundo. Use fontes de informações diferentes, mas sempre oficiais e confiáveis.

Ter um repertório de informações poderá ajudá-lo especialmente em elaborar redações, visto que costumam ser temas do cotidiano e o aluno deverá discorrer e defender seus pontos de vista com argumentos reais.

Redação

, Como se preparar para o Enem 2019

Já que falamos sobre redações e a mesma tem um peso importantíssimo no Enem 2019, é essencial que o aluno esteja preparado e treine muito antes. A sugestão é que pelo menos elabore uma redação por semana.

Busque os temas que estão sendo mais cotados pelos professores e estudiosos e faça redações argumentativas assim como são solicitadas na prova. Se possível, peça que seus professores leiam e opinem sobre os pontos que podem ser melhorados.

Uma opção é pegar os temas que já foram usados no Enem, com a proposta oficial, e elaborar as redações, com tempo cronometrado e sem material de consulta, para verificar quais são suas maiores dificuldades e preparar-se para o dia do exame.

A redação acontece no primeiro dia de prova e ela é um dos maiores pesos nas notas finais. Portanto, reserve tempo e dedicação para criar um conteúdo de qualidade e aumentar sua pontuação final.

Faça muitos exercícios

Já falamos sobre elaborar redações, mas não deixe de lado as questões. Sempre que estudar sobre um tema procure exercícios de fixação e que irão permitir que você treine seus conhecimentos.

Uma sugestão é que você faça provas do Enem dos anos anteriores submetido a uma situação muito parecida com a que vivenciará no dia da prova. Vá para uma sala reservada e sem interrupções. Cronometre o tempo e tente resolver toda a prova.

Faça intervalos apenas para beber água ou ir ao banheiro e tente não pesquisar as questões na internet. Feito isso, verifique o gabarito e estude os temas que mais lhe causaram dúvidas e revise o conteúdo necessário.

Prepare-se para ter calma

Muitos alunos reclamam da tensão no Enem, portanto, preparando-se com antecedência você conseguirá sentir mais confiança e calma no dia do Exame do Ensino Médio.

Com foco e determinação você obterá um excelente resultado na prova e conseguirá ingressar na faculdade de seus sonhos. Siga todas as nossas dicas, estude muito e exercite seus conhecimentos.

Não esqueça de acompanhar o cronograma oficial da prova para não perder nenhuma data e prazo importante e nos dias do Enem 2019 esteja calmo e realize a prova com tranquilidade. Você consegue!