O Que é e Como Dominar a Inteligência Emocional?

Todos os dias, encaramos situações boas e ruins, sendo que as negativas em geral, são as que mais impactam a gente. Seja por um problema no trânsito, por uma discussão ou por algo que deu errado e não deveria, estamos diante de várias coisas que colocam nossas emoções a prova diariamente.

Mas como lidar com nossos sentimentos? Como nossas emoções podem influenciar em nossa vida, ao ponto de não conseguirmos ter mais controle? Tudo isso é Inteligência Emocional, um comportamento e condição que pode ser o ponto crucial para nossas vitórias e fracassos. Vamos entender um pouco mais sobre isso agora.

Inteligência Emocional, a Arte da Resiliência

Ter Inteligência emocional é saber lidar com os próprios sentimentos e emoções, e quando as coisas vão bem é até fácil pensar assim, mas quando tudo vai mal é aí que entra a resiliência, a arte de se reinventar depois de momentos difíceis.

Seu relacionamento acabou, foi demitido ou passou por uma doença complexa, tudo isso nos desestabiliza e por vezes faz com que nossas emoções fiquem fragilizadas. A resiliência é justamente a recuperação, a forma como vamos superar essas dificuldades e vamos nos reerguer.

Temos que aprender diariamente que independente do momento que passamos, precisamos aprender a lidar com essas situações e não se desesperar, encarar tudo como algo que pode ser recuperado, retomado, consertado e renovado. Tudo pode ter uma segunda chance e por isso a dica é nunca desistir e se refazer depois de cada prova.

Aprenda a Ouvir

Pessoas com grande inteligência emocional tem uma qualidade que pouco é encontrada: elas sabem ouvir. Enquanto a maioria de nós adora falar, o inteligente emocional consegue se calar e absorver o momento presente, o ambiente e procura na observação, ser alguém que está pronto para escutar.

Elas oferecem seus ombros para os amigos chorarem, sabem guardar segredos, ouvem as dores e também as alegrias e não deixam que as palavras as joguem em grandes armadilhas, mas sempre possui sabedoria nos lábios e por isso transmitem confiança a todos que se aproximam dela.

Tenha Empatia Pelo Próximo

Empatia é sentir a dor do outro, é se colocar no lugar da outra pessoa. Quantas vezes podíamos entender um amigo, apenas nos colocando em seu lugar? Tentando imaginar a nossa vida naquela situação? Se assim fosse, evitaríamos tantos desentendimentos e discussões.

Inteligência Emocional é saber sentir a outra pessoa em sua totalidade e não existe a possibilidade de ter um emocional rico senão através da empatia. Exercite isso pelas pessoas e veja sua vida mudar pra melhor.

Expresse Seus Limites

Temos nossos limites bem delimitados, porém nem sempre deixamos claro para as outras pessoas. Quando não fazemos isso, é fácil alguém nos tratar com desrespeito, agir com ofensas e avançar as barreiras que colocamos para determinadas situações.

Deixe claro para as pessoas que seu sim é sim e o não é não, pois os ´´mas, pode ser e tudo bem“ podem ser tolerâncias e oportunidades que nem sempre você quer dar. Expresse e deixe muito claro suas vontades, desejos e até onde as pessoas podem ir contigo, pois amizades e amores só conquistamos quando a autenticidade está apurada. 

Aprenda Com as Emoções Negativas

A tristeza, solidão, infelicidade e angústia, são emoções que nos trazem grande sofrimento, mas podem ser justamente elas que tem algo de bom para nos ensinar. A tristeza de um relacionamento rompido pode ser dolorosa, mas algo que depois de superada, é um aprendizado que irá te preparar para outros relacionamentos.

Cada emoção negativa que temos, mostra e ensina como podemos ser melhores. Cada lágrima, cada dor e momento ruim tem um algo especial para moldar sua personalidade e forjar seu caráter, então entenda que uma pessoa que lida bem com suas emoções hoje, é que aprendeu com seus momentos difíceis do passado.

Inteligência Emocional, Muito Mais Que Qi

Inteligência Emocional, Muito Mais Que Qi

Ao contrário do Coeficiente de Inteligência, a nossa inteligência mental comum, a Inteligência Emocional é totalmente flexível, maleável e pode ser aprendida e enriquecida conforme o tempo. A inteligência mental também pode ser aprimorada, porém ela tem uma base física muito mais racional, enquanto nossas emoções segue caminhos atrelados aos nossos sentimentos.

Por isso é muito mais difícil lidar com nossos monstros internos e a forma como eles aparecem do que com um cálculo exato que independente da ordem dos fatores o resultado sempre será um só. Quem domina bem suas próprias emoções está anos luz a frente de outras pessoas, e por isso consegue encarar as pressões da vida com muito mais perseverança e perspicácia.

Inteligência Emocional na FBV Cursos

Perfeito para quem quer se conhecer melhor e poder lidar com as próprias emoções, o Curso Inteligência Emocional é ótimo também para estudantes de psicologia e profissões que tendem a ter muita pressão envolvida. Acesse a FBV Cursos agora e matricule-se no curso Inteligência Emocional totalmente grátis e com certificação para sua qualificação profissional.

Deixe seu comentário e matricule-se hoje mesmo na FBV Cursos! Garanta mais qualidade ao seu currículo e vida profissional.

[kkstarratings]

2 Comentários

Deixe um comentário

Avalie!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *