Como criar um site de negócio com WordPress

Você empresário, independente do porte de seus negócios, deve estar atento ao mercado digital, não é mesmo?

A presença na internet pode ser uma grande porta de entrada para fechar negócios, divulgar sua marca e gerar autoridade. Porém, é comum enfrentar dificuldades no processo de criação de um site para fortalecer sua presença online.

Por isso, muitos proprietários acabam optando por uma das duas alternativas comuns: a primeira é contratar uma agência para criar um site para si. Um processo profissional, mas que devido aos custos pode ficar fora do orçamento de muitos empreendedores.

E a segunda opção acaba sendo não investirem em marketing digital. Mas, e se eu disser que existe uma terceira opção? Sim, seria você mesmo criar seu próprio site utilizando uma ferramenta poderosíssima chamada WordPress.

Ficou interessado? Então antes de seguir a leitura, compartilha esse artigo com seus amigos empreendedores que estão passando pela mesma dificuldade.

Importância de um site para empresas

Um site empresarial trás uma série de benefícios para seus negócios. Por exemplo, você pode passar a atender o Brasil todo se o seu modelo de negócios permitir e se você desejar. Ou mesmo o mundo todo.

Além disso, um site trás consigo uma imagem de modernidade e profissionalismo que o diferem da concorrência e o colocam em patamar acima dos demais.

Por fim, podemos ainda falar do grande potencial de alcance do Google. Com um site você pode investir em estratégias de marketing digital, bem como em anúncios pagos no Google Ads.

Porque utilizar o WordPress

Como citei o WordPress acima, você pode estar se perguntando o que seria isso, caso ainda não conheça. Caso já conheça, pode pular para o subtítulo seguinte.

O WordPress é uma ferramenta para criação de sites que você pode instalar em sua hospedagem de sites. Utilizando essa ferramenta você pode personalizar seu site sem precisar editar linhas e mais linhas de códigos.

Ou seja, o WordPress visa democratizar o poder de criar sites e tornar isso acessível mesmo a quem não tenha conhecimentos de Web Design sólidos.

E se você pensa que esta é uma ferramenta muito complexa ou cara, irá se surpreender: o WordPress é gratuito, assim como diversos de seus temas profissionais e plugins. E claro, também é extremante intuitivo. Caso tenha dificuldades no início, ainda existe uma comunidade imensa com fóruns e vídeos no YouTube prontos para lhe auxiliar.

Passo a passo para criar um site

Agora que as nossas ferramentas foram devidamente apresentadas, vamos ao que interessa: a criação do seu site, de fato. Mas vamos começar bem pelo início, antes mesmo de você possuir o WordPress instalado ou seques ter contratado uma hospedagem de sites.

Registro de domínio

Antes de qualquer coisa é preciso registrar um domínio para seu site. O domínio de um site nada mais é que o endereço o qual é preciso digitar na barra de navegação, para acessar o site.

Você pode fazer o registro de seu site por um valor anual com uma registradora de sites ou mesmo com um provedor de hospedagem.

Algumas dicas na hora de escolher o seu domínio é que preze por domínios fáceis de se lembrar e incluam no nome as palavras chaves pelas quais seu negócio será procurado no Google. Assim, se o seu negócio é uma marcenaria, por exemplo, é interessante que termos como marcenaria, marceneiro, móveis, etc… apareçam em seu domínio.

Outra dica fundamental é tentar sempre contratar os domínios com extensão .com e .com.br. Sim, contratar ambos. Pense na seguinte situação: um marceneiro contratou apenas o domínio: marcenariaonline.com.br.

Isso não exclui a possibilidade de a concorrência contratar o domínio marcenariaonline.com.br. Por isso, é importante contratar ambas as extensões.

Escolhendo a hospedagem de sites

O segundo passo é contratar uma boa hospedagem de sites. Mas o que seria uma hospedagem de sites? E como vou saber se ela é boa?

Vamos começar explicando o que é uma hospedagem de sites. Na internet, os sites ficam armazenados em máquinas chamadas de servidores. Uma hospedagem de sites, é um espaço alugado de um desses servidores. Dessa forma você irá pagar um valor anual, trimestral ou mensal (de acordo sua escolha) para manter seu site online.

Agora, vamos falar de como você pode avaliar uma hospedagem de sites. Como o foco é criar um blog em WordPress, você pode optar por uma hospedagem WordPress. Este tipo de hospedagem já vem o WordPress a alguns plugins essenciais instalados. O que você deve avaliar é se o armazenamento e transferência de dados da hospedagem irão suprir suas necessidades.

O armazenamento aqui diz respeito a quantidade de arquivos (como scripts, imagens, etc) que poderão ser armazenados em sua hospedagem e utilizados em seu site. E a transferência de dados diz respeito a quanto de tráfego mensal seu site irá suportar.

Inicialmente esses valores podem ser complicados de se mensurar, então é sempre recomendado ter uma conversa franca com o atendimento do seu futuro provedor de hospedagem.

Aliás, durante essa conversa você pode avaliar outro aspecto muito importante da sua hospedagem de sites: o suporte. O suporte é um ponto crucial na contratação, uma vez que serão eles quem resolverão a maior parte dos possíveis problemas que você venha enfrentar.

Por isso, priorize empresas que ofereçam suporte humanizado, e que tenham uma atenção consigo desde o primeiro contato para uma possível contratação.

Defina um bom tema

Enfim, com o domínio registrado e a hospedagem de sites escolhida, é hora de personalizar seu site. Para isso o WordPress conta com uma série de temas gratuitos bem profissionais e mesmo alguns pagos.

E não se preocupe. Se o tema não for de seu completo agrado, é possível personaliza-lo completamente.

Conclusão

Como você pode perceber, criar um site com WordPress é um processo bem simples e ao alcance de qualquer um. O grande segredo na verdade se encontra mais em saber qual empresa de hospedagem de sites contratar, do que na criação do site em si.

Então, novamente, se este artigo foi útil a você compartilhe com seus contatos e ajude-os também.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.