Bolsa Prouni

A resposta é não. Mas não se desespere! O Prouni possui uma lista muito grande de cursos que abrangem todas as áreas do conhecimento. Se você está interessado em uma vaga em uma universidade privada, tente pesquisar se o Prouni possui vagas para o curso pretendido.

O Prouni é um programa de incentivo a bolsas de graduação no sistema privado de ensino. As bolsas podem ser parciais, de 50% ou integrais, 100%. A seleção de candidatos é feita a partir da nota do enem, e o estudante interessado precisa cumprir determinados requisitos do programa como comprovação de renda ou ter cumprido o ensino médio em escola pública, por exemplo.

As inscrições para bolsa Prouni são feitas através do site do programa. É lá também que são disponibilizadas as listas de universidades e cursos participantes. Enquanto o período de inscrições estiver aberto o estudante pode consultar os cursos de graduação de seu interesse. O estudante pode pesquisar os cursos por área de conhecimento, ou por universidade participante. É também através do sistema que o aluno pode aplicar sua nota do Enem para tentar uma bolsa parcial ou integral. Fique atento às regras para bolsistas do prouni. Lembre-se também que a nota mínima no enem para se candidatar é de 450 pontos.

Caso a graduação que você queira começar não faça parte da lista de cursos contemplados por bolsas do Prouni, não desanime. Existem outras formas de conquistar a tão sonhada vaga. Uma delas é o FIES. O programa de financiamento estudantil abr logo após o encerramento de inscrições para bolsa Prouni. Estudantes que realizaram o Enem podem tentar financiar sua graduação. 

Separamos alguns cursos que estão na lista de cursos disponíveis para bolsa Prouni para você conhecer e para te ajudar a escolher um curso para se candidatar.

Cursos com ofertas de bolsa Prouni

Área da saúde

A área da saúde abrange diversos cursos com as mais diferentes carreiras. Quem tem interesse em cursar algo nessa área do conhecimento pode considerar se aplicar através do Prouni para uma vaga de bolsa. Alguns dos cursos mais procurados da área e que são ofertados pelo prouni são os cursos de Educação Física, Farmácia, Medicina, Odontologia. O programa também conta com cursos como Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição e Psicologia.

Além destes cursos, a área da  saúde, o Prouni conta com uma lista bastante extensa de outras opções de graduação. Fique atento e se organize para garantir sua vaga.

Ciências Humanas

O prouni pode ser uma opção interessante para quem deseja cursar alguma graduação da área de ciências humanas. Existem diversas oportunidades de bolsas, parciais e integrais na área. O programa inclui inclusive bolsas para graduação através do ensino a distância. Dos cursos mais procurados, são contemplados pelo Prouni as graduações em Ciências Políticas, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História e Teologia.

Comunicação e Indústria criativa

Com a popularização da internet na vida do brasileiro, os cursos de comunicação e indústria criativa tem crescido muito no país. São os profissionais desta área que produzem conteúdos informativos e de entretenimento, além de serem responsáveis pelo desenvolvimento de projetos de diversas áreas do mercado. Quem tem interesse em cursar algum dos cursos dessas áreas, pode considerar o prouni como uma ótima oportunidade. O programa possui uma lista extensa de cursos da comunicação e indústria criativa. Pra quem gosta de vídeo, o Prouni contempla os cursos de Audiovisual, Cinema, Design de Animação, Publicidade e Propaganda entre outros. Também fazem parte dos cursos com oportunidade de bolsa para a faculdade de Design Gráfico, Design Industrial, Jornalismo, Marketing, Moda, Radio, Tv e internet e outros, que podem ser acessados na lista de curso do próprio Prouni durante o período de inscrições.

Engenharias

Os cursos de engenharia são bastante conhecidos pelo seu prestígio social e também pela sua índice elevado de concorrência nos vestibulares e processos seletivos. Muitas habilitações em engenharia estão disponíveis para bolsa Prouni. O programa possui uma lista grande de engenharias que estão passíveis de bolsas parciais e integrais. Escolha sua habilitação de interesse e se informe através do site do prouni ou da universidade de interesse.

Informática e estatística

Com o boom da indústria 4.0, aquela que envolve meios e tecnologias digitais, os cursos voltados para a área de TI têm se expandido cada vez mais. Os cursos são de duração que variam de três a cinco anos e, em sua maioria, prometem uma carreira bem-sucedida. O mercado de trabalho dessa área está aquecido e esperando por novos profissionais. Se esse é o seu objetivo considere o Prouni para fazer cursos como Ciências da computação, Ciências da informação, Gestão da tecnologia da informação, Sistemas da informação, Redes de computadores, Webdesign e outras opções relacionadas. Existem opções da modalidade presencial e a distância.

Artes

Se o seu objetivo é trabalhar com artes, seja com produção artística, curadoria, pesquisa ou qualquer outra linha, cursar uma faculdade pode ser muito importante para ampliar suas possibilidades de carreira. O prouni fornece uma lista de cursos na área de artes para os alunos que cumpram os requisitos do programa se inscreverem. Os cursos de Artes visuais,

Artes plásticas, Artes Cênicas, Dança, Fotografia, Teatro e Música em diversas habilitações são algumas das opções disponíveis para os jovens interessados na área das artes.

Essas são apenas algumas opções de cursos que possuem bolsa Prouni. A lista de cursos é mais extensa e possui inclusive algumas áreas que não comentamos por aqui. Lembre de conferir atentamente na lista fornecida pelo próprio programa se o curso que você deseja está contemplado. Caso não esteja, se organize, existem outras formas de conquistar uma bolsa e há também a possibilidade de financiar seus estudos através do Fies.

Agora, queremos ouvir o que você acha! Conta pra gente nos comentários: você já sabe se seu curso está na lista dos que oferecem bolsa Prouni?

Sobre o Autor