auxiliar de creche

Para começar a vida acadêmica, as crianças sentem grandes frustrações e medos, e por isso não é tão simples o processo de adaptação em uma escola. Quando falamos em creche, a questão é um pouco mais complexa, já que são crianças ainda menores e mais dependentes.

Para os pais, é um desafio doloroso deixar seus filhos para trás  e ter que ir trabalhar, porém é necessário que a criança aprenda a conviver com outras pessoas e crianças como ela.  O Auxiliar de Creche, é um profissional que pode ajudar muito e para isso, damos 5 dicas de Como o Auxiliar de Creche pode ajudar crianças em adaptação.

Dê segurança a família

Quando um pai e uma mãe decidem deixar seu filho em uma creche, tenha certeza que eles não tem condições de ficarem com ela o dia todo e nem tem outras pessoas para darem auxílio.

Além disso, quando eles viram as costas e deixam seus filhos aos cuidados dos professores e auxiliar de creche, eles confiam o bem mais precioso que eles possuem a terceiros.

Ou seja, eles precisam também se adaptar, precisam se sentir seguros, que seus filhos não irão ficar chorando do início ao fim e que ficarão bem. Os pais assim como os filhos, precisam que a creche ofereça todos os recursos a criança e também para eles, para que ambos enfrentem essa separação temporária da melhor forma possível.

Deixe chorar um pouco e aproxime-se devagar

Quando os pais e responsáveis se vão, a criança se sente abandonada e com medo do seu entorno, e chora com pavor de que eles não voltem mais ou na esperança de que deem meia volta e retornem para buscá-la.

O Auxiliar de Creche deve deixá-la sentir o momento e não tentar controlá-la enquanto ela não estiver se sentindo a vontade com a ideia. Chorar e fazer alguma manha é normal, e quando a criança se acalmar, ofereça um copo de água, um brinquedo e chame a criança para brincar com as outras, ela estando mais tranquila, acabará cedendo.

Tenha crianças adaptadas como aliadas para adaptar as outras

Nem todas as crianças são iguais. Algumas são mais extrovertidas e lidam bem com a separação dos pais. Geralmente, ou é da personalidade da criança, como de uma criação mais independente.

Crianças assim mais fáceis de relacionamento, podem ser aliadas do Auxiliar de Creche para se aproximar das crianças mais quietas e introspectivas. Chame a criança mais solta e peça que ela converse e brinque com o novo amiguinho mais calado, ela com certeza conseguirá conquistá-lo mais facilmente e trazê-lo para o convívio com os outros.

Crie atividades que interaja com todos, em especial com as crianças mais introspectivas

Crie atividades

Brincadeiras de pega-pega, no parquinho, rodas de leitura e com brinquedos da creche, podem ser atividades que animam a todas as crianças e principalmente faz com que as crianças mais caladas se sintam seguras e comecem a brincar também.

No processo de adaptação, não é fácil para elas se soltar de seu mundo onde só os pais estão inseridos. Ajude-as a se relacionar com outras crianças e mostre um bom relacionamento com os pais dela, assim ela se sentirá melhor e logo estará inserida com os novos amigos.

Curso online gratuito de auxiliar de creche

A profissional de Creche é uma ajudante dos professores oficiais, e oferece estrutura e base para que estes possam trabalhar com os pequenos. É ela quem cuida da alimentação, do cuidado com a higiene e estabelece regras e brincadeiras com eles, oferecendo diversão e também conhecimento e cuidado.

No Curso Online Gratuito de Auxiliar de Creche, você aprenderá todas as noções básicas e necessárias para se tornar uma profissional reconhecida no mercado. O curso oferece certificado de conclusão que prova sua qualificação e um currículo mais rico profissionalmente.

Sobre o Autor