Auxiliar De Análises Clínicas

O profissional em análises clínicas, trabalha processando amostras de sangue, tecidos, fezes ou o qualquer substância, em prol de encontrar diagnósticos ou até promover a cura e melhores tratamentos para a saúde. Este profissional trabalha em laboratórios médicos, veterinários, clínicas, em pesquisas e enfim, vários órgãos públicos e privados.

Neste artigo, vamos falar sobre o que faz e quais as obrigações de um auxiliar de análises clínicas, qual o perfil profissional e como está o mercado atual para o início na área em 2019.

Área De Atuação

O profissional Auxiliar em Análises Clínicas, atua em diversos segmentos, onde seja necessário a análise de materiais. Em geral, institutos, clínicas médicas, laboratórios e centros hospitalares, fazem uso do trabalho deste profissional.

Além destes, outros locais como órgãos públicos como prefeituras, secretarias e Universidades, necessitam de profissionais da área, para suprir os postos de saúde ou laboratórios experimentais e hospitais escolares.

Obrigações De Um Auxiliar De Análises Clínicas

Auxiliar De Análises

O Auxiliar de Análises Clínicas, tem as seguintes obrigações diárias:

  • Atender e cadastrar pacientes;
  • Coletar material biológico como sangue por exemplo;
  • Empregar técnicas de laboratório e instrumentação;
  • Analisar material coletado, depois de fazer todos os procedimentos como registro de identificação, separação e distribuição, conservação e condicionamento e o transporte e possível descarte de amostras biológicas;
  • Executar técnicas de preparo para reagentes e soluções especiais para análise;
  • Garantir a qualidade e integridade do material biológico, evitando contaminações;
  • Seguir as técnicas de higienização como limpeza, desinfecção, esterilização instrumental, além de bancadas do laboratório;
  • Manter a integridade dos instrumentos e equipamentos laboratoriais;
  • Organizar registros e resultados, assim como dados estatísticos;
  • Organizar o estoque e controlar o consumo e as requisições, como as aquisições de novos materiais para uso laboratorial;
  • Seguir os procedimentos de segurança biológica;
  • Ser profissional e manter o sigilo dos dados de resultados e informações laboratoriais.

Mercado E Salário Médio

O mercado da área da saúde é sempre muito aquecido e com oportunidades novas todos os dias, já que com o aparecimento de novas enfermidades e campos de estudos e tratamentos, acaba sendo necessário um número maior de profissionais especializados.

Quanto ao salário médio de um Auxiliar de Análises Clínicas, os valores ficam entre o valor mínimo de R$1.000,00 até mais de 2.000,00 reais, dependendo da região do país e empresa.   

Perfil Pessoal E Profissional

Para trabalhar na área de Análises Clínicas, é necessário que o profissional possua alguns pontos básicos em seu perfil pessoal e profissional, para se dar bem na área. Eis alguns deles:

Foco e concentração– Análises Clínicas é uma área que necessita muito que o profissional seja atencioso, observando cada etapa dos processos e fazendo com perfeição.

Equilíbrio emocional– As áreas da saúde são bastante estressantes, já que o mínimo erro pode comprometer um diagnóstico e seus tratamentos. Além disso, existem obrigatoriedades de resultados cada vez mais rápidos, e portanto o profissional da área precisa ter bastante equilíbrio emocional para lidar com os desafios do dia a dia.

Paciência– Muitas vezes, será necessário submeter uma amostra a vários processos e aguardar o resultado. Em outros momentos, será necessário fazer exames que exigirão mais tempo e por isso mais paciência. Eis uma área que tudo é muito exato, porém é preciso ter cautela e saber esperar para obter as respostas.

Curso Gratuito Online De Auxiliar De Análises Clínicas

curso Auxiliar De Análises Clínicas

Para iniciar na prática do laboratório, o Auxiliar de Análises Clínicas obtêm experiência e pode almejar crescer em outras áreas a partir daí. Fazer um Curso Gratuito Online de Auxiliar de Análises Clínicas, dará a este profissional todo conhecimento necessário para desempenhar seu ofício com excelência e o melhor, com certificado total no final do curso. Conheça, estude e se torne um profissional de sucesso!

Sobre o Autor