Atendente de farmácia: o que faz e quanto ganha?

Mesmo em épocas de crise, alguns mercados se mantém bastante sólidos ou até mesmo aumentam de tamanho, e um dos casos mais interessantes é o das farmácias, especialmente em tempos pandêmicos. O cargo de atendente de farmácia se tornou muito requisitado e com estabilidade. Você já considerou esta opção profissional?

O que faz o atendente de farmácia?

, Atendente de farmácia: o que faz e quanto ganha?

Os atendentes de farmácias são profissionais que desempenham uma série de atividades muito importantes para a manutenção das farmácias sempre bem organizadas e acessíveis como nós as conhecemos.

Trabalhando sob a supervisão de um profissional farmacêutico, o atendente de farmácia fica responsável por:

– Prestar atendimento ao público, auxiliando a respeito da função e do consumo de medicamentos, oferecendo opções de diferentes laboratórios;

– Auxiliar na conferência e organização de estoque e também das gôndolas e prateleiras do ambiente;

– Dar baixa em medicamentos e outros produtos vendidos;

– Realizar cadastro de clientes;

– Realizar vendas no PDV;

– Auxiliar em procedimentos como checar pressão arterial, testes de glicemia, aplicação de medicamentos e outros procedimentos.

As funções que o atendente de farmácia desempenha são bastante variadas, uma diversidade importante para quem gosta de aprender e se relacionar com o público, mas também é importante compreender o que não está dentro da atribuição do atendente de farmácia dentro de seu ambiente:

– Atendentes de farmácia não podem fazer prescrição de medicamentos;

– Não podem fazer aplicações e procedimentos sem a devida permissão ou supervisão;

– Não costumam trabalhar com a descarga de produtos, ainda que possam ser responsáveis pela organização do estoque de medicamentos.

Quais as condições de trabalho e quanto recebe um atendente de farmácia

, Atendente de farmácia: o que faz e quanto ganha?

Não há um piso definido para a categoria, mas de acordo com diferentes pesquisas, a média de salário desse profissional está a partir de R$ 1257,00, indo até R$ 2.600,00. Isso depende se há níveis de carreira na empresa.

Com o aumento das grandes redes de farmácias até em cidades menores, os salários e as condições têm padrões cada vez melhores, como vale transporte, vale-alimentação, plano de saúde e odontológico e até participação e cursos profissionalizantes para progressão dentro da própria carreira.

A carga horária pode variar bastante quando consideramos farmácias com atendimento 24 horas ou mesmo que atendam até mais tarde ou façam parte de um rodízio de plantões.

Em semanas de plantão, as horas trabalhadas podem ultrapassar 50 horas semanais, e em semanas normais, a média é de 40 a 44 horas. Plantões geralmente são pagos como hora extra, e em farmácias 24 horas o horário pode ser bastante flexível e as escalas bem distribuídas, contando, em muitos casos, com adicional noturno.

Devido aos plantões, não é incomum se trabalhar no período noturno, em finais de semana e mesmo em feriados, que são devidamente remunerados.

O perfil do atendente de farmácia

, Atendente de farmácia: o que faz e quanto ganha?

Para se tornar atendente de farmácia não é necessário curso superior em Farmácia, o requisito inicial é ter Ensino Médio completo, mas se você está considerando ter mais oportunidades nesse meio, é crucial ter um curso profissionalizante de atendente de farmácia.

O profissional que escolhe a carreira dentro do universo da farmácia precisa ter uma boa capacidade comunicativa e gosto pelo atendimento ao público.

Imagine que, atendendo em uma farmácia você vai lidar com diferentes tipos de clientes, muitos deles serão idosos, que gostam de fazer perguntas e conversar sobre seu quadro clínico, e isso pode ser uma boa oportunidade para entender o perfil do cliente também.

É fundamental ter paciência e bastante sensibilidade, afinal, você vai lidar com muitas pessoas que sofrem de diferentes enfermidades e podem estar fragilizadas ou até assustadas com seus diagnósticos. Ter essa sensibilidade ao fazer afirmações mais assertivas para seus clientes pode fazer a diferença na forma como encaram seu tratamento.

O atendente de farmácia também precisa ser uma pessoa organizada, que consiga ter visão ampla do ambiente para identificar prateleiras vazias e arrumar a ordem dos medicamentos para facilitar o atendimento na hora de encontrar os pedidos do cliente.

É importante estar disposto a conhecer em profundidade os tipos de remédios, suas propriedades, a forma como agem, conhecer nomes, princípios ativos e ser capaz de comentar sobre eles com propriedade para auxiliar o cliente. Ter um curso na área da biologia pode fazer bastante diferença nesses momentos.

A discrição e a tolerância são importantes para lidar de maneira aberta com todas as situações, e um perfil de vendedor também é importante, afinal, mais do que vender medicamentos prescritos, você irá vender outros fármacos, cosméticos, acessórios e até alimentos.

Em momentos delicados como os de pandemia, uma exigência importante é a atenção a protocolos de segurança sanitária, já que os ambientes de farmácia podem se tornar clusters de contaminação. A atenção à higiene e assepsia são indispensáveis.

Os benefícios de se tornar atendente de farmácia

Aprender sobre saúde, medicamentos e princípios ativos com a supervisão da farmacêutica encarregada pode trazer uma série de aprendizados importantes que abrem portas em sua vida profissional.

Muitas pessoas que ingressam como atendentes de farmácia acabam seguindo a profissionalização da área, muitas vezes até cursando ensino superior em farmácia.

As competências desenvolvidas no ambiente da farmácia envolvem diferentes oportunidades de carreira, afinal, você desenvolve técnicas de atendimento, de vendas, organização e diferentes procedimentos.

Essas competências têm um enorme valor no mercado de trabalho, e podem garantir uma série de oportunidades não apenas no universo dos profissionais de saúde.

Se você está buscando renovar sua carreira, a Unova Cursos oferece as melhores oportunidades, com cursos gratuitos para o público e certificação com preços acessíveis. Aqui no nosso blog você confere diversas dicas de carreira para dar uma guinada em sua vida profissional!

, Atendente de farmácia: o que faz e quanto ganha?

Formado em Administração, MBA em Logística Empresarial.  Sócio e Diretor da Unova Cursos, empresa especializada em Educação à Distância, Cursos Online. Com sede em Goiânia, fundada em 2010.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *