10 dicas de como conseguir um emprego!

Conseguir o trabalho dos sonhos é uma tarefa que requer alguns passos e cuidados! Com a efetiva competitividade e a busca por profissionais cada vez mais qualificados, é preciso que a pesquisa pela vaga desejada seja sempre consciente e bem estruturada.

Mas então como conseguir um emprego? Pensando nisso, nós da Unova desenvolvemos uma lista com 10 dicas importantes que você deve considerar quando estiver querendo encontrar a melhor vaga no seu setor! Quer saber quais são elas? Continue rolando a página e confira o conteúdo!

1 – Pesquise a faixa salarial do setor

Pesquisar a faixa salarial do setor que você pretende ingressar é muito importante, uma vez que diversas empresas pedem pretensão salarial nas entrevistas, ou até mesmo antes – quando ainda estamos na parte de cadastro para a vaga.

Antes de ter que responder a quaisquer perguntas sobre salário, pesquise quanto as pessoas que estão na mesma função que você está se aplicando têm ganhado. Isso te ajuda a ter uma dimensão melhor de expectativas com o cargo sem passar uma imagem despreparada sobre a remuneração, tão pouco inacessível.

2 – Esteja em comunidades profissionais

A tecnologia há muito tempo tem encurtado distâncias e rompido barreiras, e isso não seria diferente no mercado de trabalho. Assim, diversas empresas têm usado canais como Facebook e Instagram para divulgação de suas oportunidades de trabalho.

Uma ótima alternativa é adicionar perfis das empresas para as quais você deseja trabalhar e ficar de olho nas oportunidades que podem aparecer. Além disso, ter um perfil bem organizado e informativo no LinkedIn – a maior rede social quando falamos sobre profissionalismo – pode te ajudar a ter acesso a inúmeras vagas, já que lá há uma divulgação mais efetiva pelos setores de recursos humanos! 

3 – Seja natural e verdadeiro

, 10 dicas de como conseguir um emprego!

Você pode pensar que é ótimo em entrevistas de emprego, mas caso você minta em alguma delas – prometendo atribuições que não está preparado para oferecer – estará demonstrando que não é uma pessoa confiável, além de garantir uma péssima imagem pessoal.

O pior de tudo isso é que empresários e gestores de um mesmo setor conversam! Isso quer dizer que caso seja necessário você dar alguma referência, pode correr o risco de ser definido como uma pessoa sem comprometimento e que não entrega aquilo que promete.

Gestores tendem a ver com bons olhos funcionários que assumem não ter completo domínio do que fazem, mas em contrapartida revelam-se esforçados e motivados a sempre melhorar!

4 – Elabore um bom currículo

, 10 dicas de como conseguir um emprego!

Um bom currículo não é somente aquele recheado de indicações profissionais ou inúmeras experiências. Na verdade, alguns gestores não confiam muito em certos trabalhadores que “pulam de empresa em empresa”, não criando vínculo com nenhuma delas.

Um currículo forte é aquele que define com objetividade tudo o que você possui de conhecimento e habilidades e que pode ser interessante para a vaga que pretende se candidatar!

Assim, mostre sim suas qualificações profissionais, mas não esqueça de elencar quais conhecimentos técnicos possui, como cursos, workshops, palestras e demais informações que podem ser interessantes para o contratante.

5 – Fortaleça a rede de contatos

É o momento de consultar a agenda do seu celular e começar a divulgar para seus amigos e colegas que você está procurando uma vaga! Sabe aquele conceito do marketing “boca a boca”? Pois é, nesse caso ele é muito importante, já que as pessoas podem saber de vagas que tenham o seu perfil.

Outra atitude interessante nesse momento é entrar em contato com antigos colegas de trabalho ou faculdade, que continuam atuando na sua área profissional. Indicações e dicas de quem já está alocado em uma empresa no ramo costumam ser essenciais nesse momento. 

6 – Invista em cursos profissionalizantes

, 10 dicas de como conseguir um emprego!

Os cursos profissionalizantes certamente podem agregar em conhecimento e currículo para que você consiga vagas mais interessantes. Apesar de serem uma ótima alternativa, é importante saber escolher sua fonte de conhecimento.

Observe quais requisitos estão sendo pedidos nas vagas para as quais você está se candidatando. Dessa forma, é possível selecionar de maneira mais precisa quais conhecimentos você precisa ter e quais cursos podem oferecê-los e assim estudar da sua casa mesmo.

Existem diversas plataformas online que podem te ajudar! No caso da Unova, por exemplo, há uma infinidade de cursos em diversas áreas do conhecimento. O mais interessante é que eles são gratuitos, o que pode te ajudar a economizar para outras atividades na busca pela vaga perfeita!

Vai apostar em um curso online? Confira as dicas da Unova para estudar em casa!

7 – Escolha as empresas “objetivo”

Sair disparando currículos sem um propósito pode ser uma atitude mal vista, pois demonstra que você não possui critério para escolher as vagas que deseja ocupar. Assim, tenha foco naquelas que mais gosta e tenha empenho para ser selecionado!

Claro que é preciso que a empresa esteja com processo seletivo aberto e com vagas que sejam adequadas ao seu perfil. Contudo, mantenha seu objetivo sempre muito claro e envie sua candidatura somente para aquelas que realmente deseja.

8 – Esteja disponível

Com o aumento do acesso a diversas redes sociais, é importante que você esteja sempre disponível, tendo em vista que escritórios de recrutamento e departamentos de RH podem querer entrar em contato com você por diversas delas.

As mais importantes e mais usadas certamente ainda é o bom e velho e-mail, mas o WhatsApp também é um canal bastante efetivo. Dessa forma, estar disponível nos canais de comunicação que você disponibiliza no currículo se tornou uma atitude fundamental se você deseja ser encontrado, e por consequência selecionado. 

9 – Estude para as entrevistas

Uma atitude totalmente dispensável é se considerar 100% preparado sem um tempo dedicado aos estudos. Não há nada que não possamos aprimorar e sempre vale a pena aprender coisas novas. Por isso, estude para o processo seletivo e esteja preparado para todas as etapas.

Outra atitude que pode ser um diferencial é procurar conhecer mais sobre a empresa que você está se candidatando. Essa postura demonstra muito mais interesse por parte do candidato, tendo em vista que os gestores ficarão mais seguros de contratar alguém que já tem conhecimento, mesmo que breve, sobre a cultura institucional.

Aprenda a interpretar a linguagem corporal dos recrutadores com as dicas da Unova!

10 – Mantenha o foco!

A tão sonhada vaga pode demorar um tempinho para ser alcançada, certo? Existem diversos fatores que aumentam esse processo, seja a falta de vagas para o seu perfil, até mesmo uma seleção cheia de etapas.

Não desanime! Caso você não encontre vagas no seu perfil, continue procurando e buscando se especializar sempre mais, assim quando uma aparecer você estará preparado. Caso você esteja em um processo seletivo e ele demore mais que o previsto, tente controlar a ansiedade, para que você tenha um bom desempenho nas tarefas de cada etapa.

A trilha para o sucesso profissional é permeada de momentos gratificantes, mas também existem aqueles que nos desafiam! Por isso, se preparar para uma vaga requer bastante esforço e determinação!

Gostando do nosso conteúdo? Por aqui nós sempre trazemos informações importantes sobre diversos temas para a sua vida profissional! Aproveite e faça a leitura do post sobre como voltar ao mercado de trabalho

, 10 dicas de como conseguir um emprego!

Formado em Administração, MBA em Logística Empresarial.  Sócio e Diretor da Unova Cursos, empresa especializada em Educação à Distância, Cursos Online. Com sede em Goiânia, fundada em 2010.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *