técnicas de venda

Em qualquer ramo é preciso um bom vendedor para fazer os produtos sumirem e se tornarem dinheiro no bolso. Ser um bom vendedor é garantir que uma empresa tenha sempre clientes atrás de seus produtos e serviços e proporciona que a empresa esteja sempre em movimento, crescendo e evoluindo.

O vendedor é primordial para qualquer negócio, mas nem sempre é fácil vender, já que o talento nato é muito importante. Ter boa dicção, poder de persuasão e convencimento, são apenas algumas características de um bom vendedor, mas além delas, existem outras técnicas de vendas que vão te surpreender e fazer seu negócio decolar.

O que são técnicas de vendas?

As técnicas de vendas são algumas metodologias desenvolvidas e documentadas ao longo do tempo para que empresas possam formar vendedores mais eficientes no cumprimento da sua função.

Para cada setor existe uma técnica diferente, mas quando você conhece as bases é possível ajustar e aplicar a cada situação.

Obviamente que as técnicas de vendas ajudam, mas não são infalíveis, por isso o mais importante é praticar para conseguir adquirir a experiência e o refino para se tornar um exímio vendedor.

Então, confira algumas técnicas de venda em alguns contextos específicos.

– Técnicas de vendas presenciais

Para a venda olho no olho algumas técnicas podem ser utilizadas para obter sucesso, mas a recomendação é começar utilizando o Rapport.

Rapport é um conceito que significa criar uma relação com alguém buscando afinidades fazendo assim com que haja uma empatia que faz a comunicação entre as partes ter menos resistência e mais confiança.

Presencialmente você pode aproveitar a vantagem de analisar as reações e expressões faciais do cliente e assim ir direcionando melhor a venda,  então, escute mais do que fale e preste bastante atenção na comunicação não verbal, isso te ajudará a conseguir concluir a venda.

técnicas de venda online

– Técnicas de vendas online

No ambiente online as técnicas de vendas são bastante diferentes e em muitos casos podem ser completamente automatizadas, porém, a ação humana em algum momento tende a ser mais eficiente, ainda mais para vendas de maior valor agregado.

A melhor recomendação para vendas online é saber fazer uma boa redação, que no jargão do marketing digital é chamado de “copy” e isso faz com que o produto se destaque.

Então, um bom vendedor online é aquele que sabe escrever uma boa copy, e para isso existem técnicas bem específicas que vale a pena estudar para ter um melhor desempenho nessa área.

– Técnicas de vendas por telefone

Apesar da ascensão da internet e hoje grande parte das vendas serem feitas online em e-commerces e Marketplaces, ainda sim, o chamado televendas ainda traz muito resultados.

A venda por telefone depende de algumas técnicas específicas, pois principalmente quanto ela é ativa, você terá que ser muito persuasivo para que a prospecção não desligue o telefone na sua cara.

O uso de roteiros de vendas são bastante utilizados neste formato de vendas, mas é importante que o operador tenha um bom jogo de cintura para se virar caso as coisas saiam do planejado em algum momento.

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A importância das técnicas de vendas

Principalmente em empresas que estão começando, a venda é algo muito intuitivo e isso pode enganar o empreendedor achando que toda interação será assim, sem nem um tipo de estratégia ou métrica.

Além disso, quando a empresa começa a crescer e novos vendedores precisam ser contratados, é necessário que haja uma maneira de ensiná-los como são feitas as vendas na empresa.

Nesse ponto, as técnicas de vendas são fundamentais para que possa haver um padrão bem definido e também forma de medir a eficiência desses vendedores, planejar uma meta de vendas, quando criar promoções e coisas do tipo.

Quanto mais treinamento a equipe de vendas tiver, melhor saberão aplicar as técnicas no momento certo e assim aumentar a conversão de prospecções em clientes de fato.

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5 Dicas infalíveis de técnicas de vendas

Dentre as inúmeras técnicas de vendas que existem, podemos resumir as principais e mais básicas em 5 dicas, que podem ser aplicadas por qualquer pessoa dentro de uma empresa.

Nem todos precisam ser ótimos vendedores, mas conhecendo algumas técnicas, é possível melhorar a comunicação interpessoal e assim conseguir se expressar muito melhor.

Então, sem mais delongas, confira nossas 5 dicas infalíveis para aplicar as técnicas de vendas.

1. Seja Hábil Com as Palavras e Não Dominado Por Elas

Todo bom vendedor sabe se comunicar muito bem e quando fala, consegue dizer tudo aquilo que o cliente está esperando ouvir, certo? Bom, nem sempre. Às vezes as palavras podem te enganar, principalmente se começar a contar muitas vantagens que o produto ou serviço não tem.

Seja direto, curto e simples e evite falar coisas difíceis demais e principalmente aquilo que você sabe que ultrapassa a realidade. Vender produtos e serviços que não condizem com aquilo que está vendendo é optar por mentir ou tentar ludibriar, e isso é uma falta grave. Venda a verdade acima de tudo, antes de vender os produtos e serviços da sua empresa.

2. Invista no Networking

Ganhar clientela é a maior alegria que um vendedor tem, pois ter uma carteira cheia deles é sem dúvida uma grande vitória. Mas para isso não procure apenas vender para os novos clientes que aparecem e sim sempre para os que você pode contar.

Invista naqueles que compram com você a um bom tempo e garanta a venda para os clientes deles, pois além de você garanti-lo, ainda poderá angariar mais gente para sua carteira. Um bom networking faz os clientes voltarem e mais do que isso, faz que eles chamem mais clientes.

3. Seja Inovador

Seja diferente, essa é uma das dicas mais ricas que você receberá…seja diferente. Quando as pessoas olharem para aquilo que você vende, permita que elas vejam além do produto ou serviço que seus concorrentes também possuem. Se você vende cabides por exemplo e seu concorrente também, ofereça um cabide que seja multiuso, que dê pra pendurar cintos e bolsas.

Esteja sempre a um passo a frente de seus concorrentes, se sobressaia com algo surpreendente, principalmente quando não existem diferenciais da concorrência. Nesse caso, é preciso focar em algo positivo e essencial que o produto possua para chamar atenção.

Por exemplo, se a ideia é vender uma panela que todo mundo vende, foque que ela possui revestimento de teflon e vai no micro-ondas e congelador por exemplo. Esses pontos enfatizam uma solução a uma necessidade e pode ser o que faltava para o consumidor comprar com você.

4. Venda de Forma Correta e Evite o Retrabalho

Vender de forma correta é vender com qualidade, de forma que o produto ou serviço não venha trazer problemas futuramente pra você mesmo. Vender algo com um preço muito baixo e uma qualidade também inferior, pode lhe custar o retrabalho de ter a reclamação daquele cliente e ainda vê-lo enaltecer o concorrente.

O retrabalho também pode ser em querer vender muitos itens mas na verdade não estar focado em vender bem, vender com qualidade em atendimento e respeito ao consumidor. Cuidado com a arrogância e demonstração de muito conhecimento sobre o produto, pois saber sobre ele não significa que você venda-o bem. Valorize a humildade e ofereça o melhor atendimento aos clientes.

5. Se Qualifique Sempre

Um vendedor que nunca estuda e sempre acha que já sabe de tudo, é com certeza um grande problema. Muitos vendedores que acreditam estarem acima de todo conhecimento, inclusive além dos clientes, podem  quebrar a cara quando percebe que a clientela está fugindo de sua soberba.

Como foi dito no tópico anterior, valorize a humildade e esteja aberto a aprender todos os dias. A qualificação não é importante apenas para ter uma certificação profissional, mas para obter conhecimento do mercado, de como as empresas funcionam e principalmente estar mais preparado para novas oportunidades.

6. Técnico em Vendas na Unova Cursos

Um bom vendedor está sempre aprendendo coisas novas como estratégias para atingir seus clientes, o perfil dos compradores e perfil do vendedor, a ficha do cliente e o mercado. Todos esses conteúdos fazem parte do curso Técnico em Vendas da Unova Cursos.

No curso, você aprenderá além desse conteúdo, a vender muito melhor e se tornar um vendedor muito melhor para sua empresa. O curso Técnico em Vendas da FBV Cursos é 100% gratuito e o melhor, com a possibilidade de tirar seu certificado no final e dar um upgrade em seu currículo.

Acesse agora a Unova Cursos e garanta mais qualificação e qualidade em suas vendas. Técnico em Vendas só na Unova Cursos, acesse agora e tenha sucesso profissional!

Conclusão

As vendas são o oxigênio de qualquer empresa, então, aplicar as técnicas adequadas para otimiza-las é importantíssimo para o sucesso do negócio, e cada vez mais o mercado de trabalho está em busca de vendedores qualificados. E isso não se faz sem um bom curso, e na Unova, temos uma formação em técnicas de vendas perfeita para você se qualificar e aproveitar as oportunidades de mercado.

Sobre o Autor

Fernando Vale
Fernando Vale

Fernando Vale é um profissional graduado em Administração e com MBA em Logística Empresarial. Atualmente, é sócio e diretor da Unova Cursos, uma empresa especializada em Educação a Distância (EAD) e Cursos Online. Com mais de uma década de experiência no mercado educacional, Fernando tem se empenhado em levar conhecimento de excelência para milhares de indivíduos em todo o território brasileiro.

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